Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Casas de Cultura Estrangeira

Área do conteúdo

Apresentação, histórico e servidores

A Casa de Cultura Hispânica (CCH) da Universidade Federal do Ceará (UFC) foi fundada mediante convênio celebrado entre a UFC, pelo seu então reitor e fundador, professor Antônio Martins Filho, e o Instituto de Cultura Hispânica de Madrid, hoje Instituto de Cooperación Ibero-americana.

Começou a funcionar em 12 de outubro de 1961, dirigido pelo professor Adolfo Cuadrado Muñiz, enviado pela Espanha, que continuou nessa função por curto espaço de tempo e teve que se afastar de Fortaleza para ocupar funções de consultor da UNESCO.

A Casa de Cultura Hispânica foi muito bem recebida no estado do Ceará e, com base no êxito dessa Casa pioneira, se iniciou a fundação de outras Casas de Cultura: Britânica, Portuguesa, Francesa, Alemã e Italiana, às quais se agregaram mais tarde o Curso de Esperanto e a Casa de Cultura Russa, instituições estas que deram e dão notável contribuição ao estudo de línguas estrangeiras e o desenvolvimento cultural do Ceará.

Hoje temos cerca de mil alunos e contamos com uma equipe de oito professores efetivos, estagiários, bolsistas de diferentes projetos e um técnico-administrativo em educação. O estudo da Língua Espanhola é ministrado em sete semestres, o que permite iniciar o conhecimento da rica literatura escrita em castelhano, incluindo a literatura hispano-americana.

Através dos anos, a Casa de Cultura Hispânica tem capacitado a maioria dos professores que ensina a língua em Fortaleza, onde a demanda está aumentando dia a dia. Em 1991, conseguiu a reabertura da Licenciatura em Espanhol no Curso de Letras da UFC, desativada por um espaço de 28 anos, e que hoje conta com um número crescente de alunos. Aqui se fundou a Associação de Professores de Espanhol do Estado do Ceará, por meio da qual os professores realizam o curso que dita a Universidade da Salamanca. Esta Casa também estabeleceu uma valiosa relação com a Assessoria Linguística da Embaixada da Espanha, que tem proporcionado cursos de aperfeiçoamento e capacitação de professores do Ceará e tem permitido que se realizem regularmente em Fortaleza, há quinze anos, os exames de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE) da Universidade de Salamanca, com um número constante de candidatos.

Exibir subpáginas.
Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo