Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Casas de Cultura Estrangeira

Área do conteúdo

Matrícula de alunos veteranos 2023.1

Data da publicação: 24 de janeiro de 2023 Categoria: Coordenadoria Geral, Notícias
MATRÍCULA DOS VETERANOS APROVADOS

O aluno veterano que foi aprovado e é pagante deve acessar o SIGAA no período de 12 a 13 de janeiro, emitir sua GRU e pagá-la no Banco do Brasil (agências ou aplicativo) até a data de vencimento. A matrícula é confirmada de forma automática.

O aluno veterano que foi aprovado e é isento do pagamento da taxa de matrícula deve comprovar a isenção até 11 de janeiro, preenchendo formulário específico. A secretaria de sua casa de cultura verificará o comprovante e confirmará a matrícula.

Todos os veteranos aprovados serão matriculados no mesmo horário cursado em 2022.2, com exceção dos alunos de turmas extintas.

A troca de turma/horário será possível somente no período de ajuste de matrícula, que acontece nas duas primeiras semanas de aula.

Isentos* 9 a 11 de janeiro
Pagantes** 12 a 13 de janeiro
*Comprovação da isenção

Clique aqui para saber as hipóteses de isenção e documentos necessários.

Os isentos precisam comprovar a isenção até o dia 11 de janeiro, preenchendo o formulário de comprovação de isenção específico disponível abaixo [links em breve]:

**Pagamento da taxa de matrícula (GRU)

A GRU pode ser gerada de duas maneiras (clique no link para acessar o passo a passo):

  1. Através do portal discente do SIGAA
  2. Através do portal público.
Acompanhamento da matrícula

Uma vez paga a GRU ou comprovada a isenção, é possível acompanhar o status da requisição de matrícula de duas maneiras (clique no link para acessar o passo a passo):

  1. Através do portal discente do SIGAA
  2. Através do portal público.

 

MATRÍCULA DOS VETERANOS REPROVADOS, AFASTADOS e ATRASADOS

Atenção, o preenchimento das vagas neste período será por ordem de inscrição.

O aluno deve preencher o formulário de pedido de matrícula no período de 25 a 26 de janeiro, indicado as opções de turma por ordem de preferência.

Após preencher o formulário, o aluno pagante deverá acessar o SIGAA no dia 30 de janeiro, gerar a GRU e pagá-la no Banco do Brasil (agências ou aplicativo) até a data de vencimento. A matrícula é confirmada de forma automática.

Os isentos‌ ‌devem‌ ‌anexar‌ ‌a‌ ‌comprovação‌ ‌de‌ ‌isenção‌ ‌no‌ ‌próprio‌ ‌formulário‌ ‌de‌ ‌pedido‌ ‌de‌ ‌matrícula. A secretaria de sua casa de cultura verificará o comprovante e confirmará a matrícula.

Reprovados, afastados* e atrasados** 25 a 26 de janeiro
  • *Afastados são os alunos que foram aprovados em 2022.1, mas não se matricularam em 2022.2.
  • **Atrasados são os veteranos aprovados que não se matricularam no período de 9 a 13 de janeiro.

Formulários de pedido de matrícula para reprovados, afastados e atrasados da Casa de Cultura Alemã:

Formulários de pedido de matrícula para reprovados, afastados e atrasados da Casa de Cultura Britânica:

Formulários de pedido de matrícula para reprovados, afastados e atrasados da Casa de Cultura Francesa:

Formulários de pedido de matrícula para reprovados, afastados e atrasados da Casa de Cultura Hispânica:

Formulários de pedido de matrícula para reprovados, afastados e atrasados da Casa de Cultura Italiana:

Formulários de pedido de matrícula para reprovados, afastados e atrasados da Casa de Cultura Portuguesa:

Formulários de pedido de matrícula para reprovados, afastados e atrasados do Curso de Libras:

Comprovação da isenção

Clique aqui para saber as hipóteses de isenção e documentos necessários.
Os isentos‌ ‌devem‌ ‌anexar‌ ‌a‌ ‌comprovação‌ ‌de‌ ‌isenção‌ ‌no‌ ‌próprio‌ ‌formulário‌ ‌de‌ ‌pedido‌ ‌de‌ ‌matrícula.

Pagamento da taxa de matrícula (GRU) 

Após preencher o formulário, o aluno pagante deverá acessar o SIGAA no dia 30 de janeiro, gerar a GRU e pagá-la no Banco do Brasil (agências ou aplicativo) até a data de vencimento. A matrícula é confirmada de forma automática.
A GRU pode ser gerada de duas maneiras (clique no link para acessar o passo a passo):

  1. Através do portal discente do SIGAA;
  2. Através do portal público.

Acompanhamento da matrícula

Uma vez paga a GRU ou comprovada a isenção, é possível acompanhar o status da requisição de matrícula de duas maneiras (clique no link para acessar o passo a passo):

  1. Através do portal discente do SIGAA
  2. Através do portal público.

 

INÍCIO DAS AULAS

A previsão de início das aulas é 27 de fevereiro de 2023.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo