PROJETO ITALIANO INCLUSIVO

O projeto “Italiano Inclusivo” fundamenta-se na necessidade de criar um ambiente educacional mais acessível e inclusivo. Acreditamos que todos os indivíduos, independentemente de suas habilidades, têm o direito de participar plenamente da experiência acadêmica.  A interação entre os alunos da graduação, docentes, voluntários e os alunos com necessidades específicas contribuirá para o desenvolvimento de habilidades interpessoais, empatia e consciência social. O “Italiano Inclusivo” pretende ir além das limitações percebidas, destacando as capacidades individuais e promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo.

A equipe se empenhará na elaboração de  materiais adaptados; na busca por recursos de tecnologia assistiva; na compreensão das necessidades dos alunos; no entendimento das normas e leis que norteiam o acesso do público com necessidades específicas ao meio acadêmico. Além disso, serão promovidas sessões periódicas de sensibilização para os demais alunos, buscando criar um ambiente de compreensão e apoio mútuos. A ideia é fomentar a empatia e encorajar a colaboração entre todos os participantes, de modo que a diversidade seja encarada como uma oportunidade enriquecedora. O projeto “Italiano Inclusivo” não apenas visa superar desafios, mas também destaca a importância de construir um ambiente educacional em que todos os alunos se sintam valorizados e integrados, proporcionando uma experiência de aprendizado inclusiva e enriquecedora para cada participante.

– SELEÇÃO DE AGENTES (alunos da graduação):

A Casa de Cultura Italiana torna público o EDITAL DE SELEÇÃO DE AGENTE UFC PARA A AÇÃO CURRICULAR EM COMUNIDADES DE SABERES PROJETO ITALIANO INCLUSIVO.

VER EDITAL: edital-selecao-de-agentes-accs-projeto-italiano-inclusivo.docx

Formulário de inscrição: clique aqui

Contato da Coordenadora do projeto:  naraavelar@ufc.br