Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Casas de Cultura Estrangeira

Área do conteúdo

Casa de Cultura Hispânica promove minicursos de verão

Data da publicação: 4 de janeiro de 2025 Categoria: Cultura Hispânica, Notícias

A Casa de Cultura Hispânica está com inscrições abertas de 6 a 13 de janeiro para 4 minicursos com temáticas culturais. As inscrições são gratuitas, os minicursos possuem níveis variados de espanhol (o interessado deve ficar atento ao nível exigido para cada minicurso) e carga-horária de 32 h/a.

São oferecidas 20 vagas que serão preenchidas por ordem de inscrição.

A lista de inscrições deferidas será divulgada em 15 de janeiro.

Veja abaixo os horários, pré-requisitos e resumos de cada minicurso:
–

Palabras con Sabor a España: Un proyecto de cultura y práctica de oralidad
Profa. Ayla Martins
Período: 21/01/2025 a 25/02/2025
Horário: Terças e quintas, de 14:00 às 16:00
Carga-horária: 32 h/a
Local: Sala 07 do Bloco Tupi
Público-alvo: interessados em língua e cultura espanhola com nível mínimo A2 completo.

O curso está pensado para trabalhar de maneira dinâmica com as mais variadas representações culturais das comunidades autônomas espanholas. A partir do estudo sobre pintores, novelistas, poetas e cantores da Espanha, e sobre as festas, os lugares de interesse cultural, hábitos, a língua e a história desse país, os alunos poderão desenvolver a habilidade oral em atividades motivadas por diferentes recursos audiovisuais e textos escritos.

Há 20 vagas disponíveis a serem preenchidas por ordem de inscrição.

Formulário de inscrição
–


La interculturalidad como base en el aprendizaje de la lengua española
Ministrante: Profa. Liz Sánchez
Período: 20/01/2025 a 05/02/2025
Horário: Segundas, quartas e sextas, de 8:00 às 12:00
Carga-horária: 32 h/a
Local: Google Meet
Público-alvo: interessados em língua e cultura espanhola com nível mínimo A2 completo.

La interculturalidad como base en el aprendizaje de la lengua española é um minicurso cujo objetivo é divulgar e promover diversas manifestações culturais dos países que têm o espanhol como língua oficial, para que os estudantes as conheçam e se aprofundem na cultura hispânica.

Há 20 vagas disponíveis a serem preenchidas por ordem de inscrição.

Formulário de inscrição
–


Língua e cultura colombiana
Prof. Ivan Fiuza Medeiros Filho
Período: 20/01/2025 a 07/02/2025
Horário: Segunda à sexta, de 14:00 às 15:40
Carga-horária: 32 h/a
Local: Sala 08 do Bloco Tupi
Público-alvo: estudantes de espanhol como língua estrangeira que já tenham cursado ou que estejam matriculados no nível B1.

O objetivo do minicurso é promover uma aproximação do estudante brasileiro de língua espanhola a visões de mundo associadas ao povo colombiano, através de conteúdos comunicativos e socioculturais. Serão expostos conteúdos gramaticais, lexicais, sociolinguísticos, pragmáticos e socioculturais, sob enfoque intercultural, através de quatro eixos temáticos: política e manifestações populares, a cortesia no espanhol da Colômbia, gastronomia e identidade social colombiana.

Há 20 vagas disponíveis a serem preenchidas por ordem de inscrição.

Formulário de inscrição
–


Cultura Hispânica através de textos orais e escritos
Ministrante: Profa. Carmen Rivas
Período: 20/01/2025 a 24/02/2025
Horário: Segundas, quartas e sextas, de 14:00 às 16:00
Carga-horária: 32 h/a
Local: Sala 01 da Casa de Cultura Hispânica
Público-alvo: interessados em língua e cultura espanhola

O minicurso “Cultura Hispânica através de textos orais e escritos” surge da necessidade de promover uma maior compreensão e valorização da rica diversidade cultural dos países hispano falantes. Por meio da análise e compreensão de textos autênticos, os participantes terão a oportunidade de explorar aspectos culturais, históricos, linguísticos e sociais dos países de língua espanhola. Esse formato também possibilita o desenvolvimento de competências linguísticas, desenvolvendo o vocabulário e a compreensão textual em espanhol, além de estimular o pensamento crítico e a criatividade.

Há 20 vagas disponíveis a serem preenchidas por ordem de inscrição.

Formulário de inscrição

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo