Emissão de certificados conforme o QECR

Caro aluno,

As Casas de Cultura Estrangeiras adotaram uma nova organização metodológica de ensino, deixaram de lado o antigo modelo de Curso Básico de Italiano, constituído de 7 semestres, e passaram a adotar o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR), que é organizado em níveis de ensino (A1, A2, B1 e B1+/B2). Consultem o link abaixo, para entender melhor:

wiki/Quadro_Europeu_Comum_de_Referência

Com isso os alunos passam a ter direito a receber um certificado para cada ano de curso completo, com 128 h/a (64h/a, no caso do B1+/B2), ou seja os concludentes do 2º, 4º, 6º e 7º semestres têm direito a receber um certificado corresponde ao nível A1, A2, B1 e B1+/B2 e não mais um único certificado de Curso Básico de Italiano ao concluir o 7º semestre.

Segue abaixo um esquema gráfico para ilustrar melhor essa mudança

Como fazer para receber certificado conforme o QECR?

Atualmente a CCI tem guardados mais de 300 certificados de alunos concludentes que não vieram retirá-los, seja porque não têm interesse ou nem sabem da existência deles. Apenas este ano, estimo que sejam emitidos 142 certificados (normalmente são 14). Nesse ritmo a guarda desses documentos na secretaria vai colapsar em breve, se não passarmos por uma reestruturação.

A fim de tornar sustentável e funcional a emissão e entrega de certificados, de modo que todos recebam seus documentos, a Secretaria da CCI pretende organizar a emissão de certificados da seguinte forma:

1) Todos os alunos, que estejam aptos a receberem certificados, devem manifestar sua vontade de receber o certificado correspondente ao nível que concluiu. Devendo na ocasião informar seu nome, semestre e turma, ano de conclusão, e-mail, telefone e seu endereço postal;

Obs. A manifestação deve ser por e-mail ou presencialmente na secretaria preenchendo um questionário em ambos os casos.

2) Tão logo os certificados solicitados estejam prontos e disponíveis para entrega, os alunos serão avisados por e-mail e terão até 30 (trinta) dias para retirada dos seu documentos, contados da data do primeiro aviso.

3)  Caso não retirem seus certificados no prazo indicado, os certificados serão encaminhados para o setor de correspondência da UFC e enviados pelos correios para entrega no local designado pelo aluno, SEM CUSTO ALGUM.

Obs. é permitida a retirada de certificado por terceiros (amigo(a), parente…), caso não possa comparecer para retirar..

4) Os alunos que não manifestarem interesse em receber certificado, não terão certificados emitidos. Já aqueles que expressarem tardiamente seu interesse (fora do prazo), terão de esperar até o final do ano seguinte nova emissão de certificados.

Outros detalhes:

1. Não serão aceitos pedidos de certificados por telefone, por meio de bilhetes escritos nem por intermédio de terceiras pessoas, que ficarem de “avisar” ao secretário verbalmente.
  2. Pedidos de certificados só serão aceitos por e-mail ou presencialmente, respondendo a um questionário nos dois casos.
  3. O envio e entrega de certificados pelos correios só será realizado, caso o aluno não venha ou não possa retirar seu certificado no prazo de 30 dias.
  4. O envio do certificado pelos correios não é uma forma de castigo nem implicará em cobrança alguma para o aluno.
  5. É possível a retirada de certificados por terceiros (amigos, parentes, colegas), desde que se identifique com documento com foto.
  6. O QECR só foi implantado na CCI a partir de 2017, portanto só podemos emitir certificados retroativos  a esse período em diante, seguindo o modelo do QECR.
  7. Caso o aluno tenha entrado pelo Curso Básico Italiano, antes da mudança para o QECR, ele terá direito a declaração de que concluiu o semestre, conforme seu histórico, com a respectiva carga horária.

Assim, esperemos que com essa abordagem seja possível entregar os certificados em tempo hábil, da forma mais cômoda e segura possível, de modo a garantir a plena satisfação a todos vocês, nossos alunos.

Caso remanesçam dúvidas, mandem e-mail para secretaria, procurem a coordenação/secretaria ou telefonem.

Obrigado!