Professora Dra. Matilde Scaramucci (IEL/UNICAMP) ministra palestra em encontro promovido pelo Nueppe na UFC

Data de publicação: 31 de agosto de 2019. Categoria: Cultura Portuguesa

O Núcleo de Ensino e Pesquisa em Português para Estrangeiros (Nueppe) da Casa de Cultura Portuguesa (CCP) e o Programa Português sem Fronteiras (IsF) da Universidade Federal do Ceará (UFC) promovem a palestra “Tarefas integradas na parte escrita do exame Celpe-Bras” ministrada pela Profa. Dra. Matilde Scaramucci (IEL/UNICAMP). O evento ocorrerá nessa segunda-feira (02/09), às 16h, no Auditório José Albano, na Área I do Centro de Humanidades da UFC. A professora possui graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade do Vale do Paraíba (1974); mestrado em Linguística (TESOL) pela San Jose State University (1980), Califórnia; doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1995); e pós-doutorado pela University of Melbourne, Austrália (2008). Atualmente é professora titular do Departamento de Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas. Foi Diretora do Instituto de Estudos da Linguagem no quadriênio 2010-2014 e editora da Revista Trabalhos em Linguística Aplicada no período 2006-2014. É membro da Comissão Técnico-Científica do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) (1993-2006) e (2012-atual), tendo sido uma das responsáveis pelo desenvolvimento do exame. Sua área principal de pesquisa é avaliação em contextos de ensino/aprendizagem de línguas (Inglês e Português para Estrangeiros), com inúmeras publicações e orientações nessa área. Tem uma ampla trajetória de investigação sobre os impactos dos exames de língua estrangeira no ensino de línguas e na sociedade em geral. Teve uma participação ativa no desenvolvimento conceitual do Certificado de Espanhol Língua e Uso (CELU) da Argentina, ajudando a estabelecer parâmetros de referência entre esse exame e o Celpe-Bras.

Data do evento: 02 de setembro de 2019
Local: Auditório José Albano – Área I do Centro de Humanidades da UFC

#nueppe #portuguesparaestrangeiros #CelpeBras #CelpeBrasUFC #linguisticaaplicada