A Casa de Cultura Francesa comemora a Francofonia 2019

Data de publicação: 20 de março de 2019. Categoria: Cultura Francesa

No dia 20 de março de cada ano comemora-se a “JOURNÉE INTERNATIONALE DE LA FRANCOPHONIE”, que tem como intuito a celebração da língua francesa no mundo, principalmente nos países que têm o francês como língua materna.

A Casa de Cultura Francesa também comemora esse dia trazendo a terceira edição do evento  inserido no projeto FRANCOCULTURE : JOURNÉES DE LA CULTURE FRANCOPHONE, coordenado pela professora e coordenadora da Casa, Ana Claudia Barbosa Giraud.

A programação começa às 10h no Auditório José Albano, na área 1 do Centro de Humanidades e conta com a palestra “A Cultura haitiana perante seus desafios”, ministrada por Markenson Jean, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFC.

À tarde, a partir das 14h, a sala 14 da Casa de Cultura Francesa terá a exibição do vídeo “A vida em Brest: seus habitantes e algumas curiosidades linguísticas”, seguido de debate com Bruna Vasconcelos, estudante de Letras Português-Francês da UFC e assistente de Língua Portuguesa no Collège et Lycée de l’Iroise (França). Às 16h, será exibido o filme de animação Aya de Yopoungon (2013), uma produção conjunta da França e da Costa do Marfim, com roteiro e direção de Marguerite Abouet e Clément Oubrerie.

A jornada se encerrada às 18h, novamente no Auditório José Albano, com a palestra “A Francofonia na Região do Maghreb – foco no Marrocos: entre herança e desenvolvimento”, com o Prof. Marc Ellul, diretor da Aliança Francesa de Fortaleza.

As apresentações serão proferidas em língua francesa e portuguesa, com acesso gratuito.