60 anos da Casa de Cultura Alemã

A CASA DE CULTURA ALEMÃ

Localizada no cruzamento entre a Av. da Universidade e a Av. 13 de Maio, a CCA foi fundada em 1962 por iniciativa do reitor Antônio Martins Filho. Seu coordenador pioneiro foi Helmut Feldmann, também o primeiro leitor do DAAD (fundação articuladora de intercâmbio acadêmico, de atividades culturais e da difusão da língua alemã) no Brasil. Desde o início, a CCA serve de espaço de estágio para alunos do Curso de Letras/Alemão e oferece cursos para todos que se interessem pela língua alemã. Em 2022, a CCA conta, em média, com 300 alunos por semestre, tornando-se assim o maior centro de difusão da língua alemã do Nordeste e um dos maiores do Brasil. Além dos cursos, a CCA aplica provas de proficiência em língua alemã e apoia a inclusão da língua alemã em escolas públicas.

“Minha grande amiga, minha Casa querida, siga lutando para permanecer aí, como sempre. Juro que com a força que tens, chegarás a ser centenária (…)“ – Trecho de relato da aluna e professora Edite Maria Serra de Saboia.

COLABORAÇÃO CULTURAL

A CCA faz parte de uma sociedade cultural (Kulturgesellschaft) do Goethe-Institut, a qual promove no Ceará há décadas um constante diálogo intercultural com projetos de várias áreas culturais tais como cinema, música, dança, artes visuais, digitais, teatro, etc.

Como exemplo deste diálogo a CCA, em colaboração com o Festival Internacional de Danças Urbanas na Cena (FIDUC), convidou, em 2019, o artista Stéphane “Peeps”, que realizou um workshop de House no Cuca Mondubim e participou no Cypher na XII Bienal Internacional de Dança do Ceará.

Já em 2021, durante o Festival Concreto, festival internacional de arte urbana, os artistas Doppeldenk de Leipzig desenvolveram um mural no Centro Cultural Dragão do Mar.

INTERCÂMBIO ACADÊMICO

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD – Deutscher Akademischer Austauschdienst) é a maior organização do mundo para a promoção do intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores.

Oferece cerca de 250 programas de fomento individual e institucional, atua em mais de 60 países e apoia anualmente mais de 100 mil intercambistas (alemães e estrangeiros). O DAAD representa mais de 240 instituições de ensino superior alemãs. Está presente no Brasil desde 1962 em Fortaleza e com um escritório no Rio de Janeiro desde 1972.

Para saber mais sobre bolsas e fomento, acesse: www.daad.org.br