Exames de Proficiência Linguística do Alemão como Língua Estrangeira

I. Certificados do Goethe-Institut

Parceira do Goethe-Institut em Fortaleza, a Casa de Cultura Alemã (CCA)-UFC é Central de Exames, autorizada a aplicar, sob supervisão do Goethe-Institut (GI) de Salvador/BA, os seguintes exames de proficiência linguística do alemão como língua estrangeira:

Provas oficiais com Certificados para adolescentes:

• Goethe Zertifikat A1 – Fit in Deutsch 1
  • Goethe Zertifikat A2 – Fit in Deutsch 2
  • Goethe Zertifikat B1

Provas oficiais com Certificados para adultos:

• Goethe Zertifikat A1 – Start Deutsch 1
  • Goethe Zertifikat A2
  • Goethe Zertifikat B1
  • Goethe Zertifikat B2
  • Goethe Zertifikat C1

Períodos de aplicação dos exames

Dependendo da demanda, os exames são aplicados quatro vezes ao ano, nos meses de março, junho, setembro e novembro (sendo o de novembro exclusivo para adolescentes das escolas PASCH).

Procedimentos para inscrição

• Solicitação do formulário de inscrição pelo e-mail proficienciacca@ufc.br;
  • Pagamento do valor referente à prova pretendida na conta do Goethe-Institut (GI) de Salvador/BA;
  • Envio de e-mail para o Goethe-Institut (GI) Salvador e para o e-mail proficienciacca@ufc.br, anexando cópia da transferência bancária e do formulário preenchido;
  • Aguardar confirmação, por e-mail, de data e horário da aplicação da prova

Observação: O GI-Salvador somente envia as provas para a Casa de Cultura Alemã (CCA) após a confirmação do pagamento. Desta forma, há de se contar com algumas semanas para o trâmite, inclusive, o trâmite postal. Por esta razão, não é possível a aplicação “urgente” de nenhum destes testes. Não enviamos os certificados pelos Correios.

II – Proficiência leitora em Alemão como Língua Estrangeira

O exame de proficiência leitora em Alemão como Língua Estrangeira avalia, somente, a habilidade de compreender textos em alemão na área de interesse acadêmico dos candidatos. As questões propostas avaliam a compreensão geral e de pontos específicos do texto, além de aspectos como a coerência e coesão textual que interferem diretamente na compreensão leitora.

A Casa de Cultura Alemã (CCA) recebe inúmeros pedidos de realização de exames de proficiência dos diversos cursos de pós-graduação da UFC. Os procedimentos para solicitação deste exame são os seguintes:

• Recebimento de memorando, via Sistema Eletrônico de Informação (SEI), da demanda do programa de pós-graduação da UFC;
  • Elaboração e revisão das provas (por professores da CCA);
  • Envio das provas aos respectivos programas de pós-graduação da UFC para aplicação;
  • Recebimento e correção, pela CCA, das provas aplicadas;
  • Divulgação dos resultados através dos respectivos programas de pós-graduação da UFC

III – Test OnSet

Exigido pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) para candidatos a bolsas de estudo, este exame é de competência exclusiva do Leitorado do DAAD em Fortaleza. Para tanto, deve-se contatar o e-mail onset_fortaleza@hotmail.com