Matrícula dos veteranos reprovados, afastados e atrasados

Podem se matricular nessa etapa:

• Os alunos reprovados no semestre letivo 2023.1 e que não tenham sido reprovados em 2022.2, seja por falta ou por nota.
  • Os alunos afastados, que são os alunos que foram aprovados em 2022.2, mas não se matricularam em 2023.1.
  • Os alunos atrasados, que são os veteranos aprovados em 2023.1 que não confirmaram matrícula no período de 13 a 18 de julho (isentos ou pagantes).

OBS: para alunos do nível Intermediário (B2 ou C1) há outras hipóteses, que são:

• Discentes reprovados em 2022.2 no nível B2.2  (e que não tenham sido reprovados em 2022.1) e que não se matricularam em 2023.1 dado que não foi ofertada turma.
  • Discentes reprovados em 2022.2 no nível C1.2 (e que não tenham sido reprovados em 2022.1) e que não se matricularam em 2023.1 dado que não foi ofertada turma.

Datas de matrícula
Reprovados, afastados e atrasados    31 de julho a 01 de agosto

O aluno deve preencher o formulário de pedido de matrícula (linkados abaixo) no período de 31 de julho a 01 de agosto, indicando as opções de horário por ordem de preferência.

Atenção: o preenchimento das vagas neste período será por ordem de envio do formulário de matrícula.

Após preencher o formulário, o aluno pagante deve acessar o SIGAA no dia 03 de agosto, gerar a GRU e pagá-la no Banco do Brasil (agências ou aplicativo) até a data de vencimento (04/08). A matrícula somente será confirmada pelo Sistema após o pagamento da GRU.

O aluno isento ‌deve ‌anexar‌ ‌a‌ ‌comprovação‌ ‌de‌ ‌isenção‌ ‌no‌ ‌próprio‌ ‌formulário‌ ‌de‌ ‌pedido‌ ‌de‌ ‌matrícula. Em seguida, a secretaria da Casa verificará o comprovante para a confirmação da matrícula.

ATENÇÃO:

as matrículas de alunos veteranos aprovados (isentos ou pagantes) se encontram pendentes de confirmação. As matrículas somente serão confirmadas após a verificação do comprovante de isenção (isentos) pela Secretaria; ou após a confirmação do pagamento da GRU (pagantes) pelo Sistema. Se houver atraso ou irregularidade no envio do comprovante de isenção (isentos), ou se a GRU (pagantes) não for efetivamente paga até a data de vencimento, que deverá constar no comprovante de pagamento, o(a) aluno(a) terá sua matrícula removida da turma. Atenção: para o fim de comprovação de pagamento, comprovantes de agendamento não serão aceitos; somente comprovantes de pagamento da taxa de matrícula.

Formulários de pedido de matrícula para reprovados, afastados e atrasados da Casa de Cultura Alemã:

[Atenção! Para preencher o formulário, é necessário possuir uma conta do Gmail. Caso não possua, crie uma gratuitamente acessando https://accounts.google.com/SignUp]

Comprovação da isenção

Clique aqui para saber as hipóteses de isenção e documentos necessários.
Os isentos‌ ‌devem‌ ‌anexar‌ ‌a‌ ‌comprovação‌ ‌de‌ ‌isenção‌ ‌no‌ ‌próprio‌ ‌formulário‌ ‌de‌ ‌pedido‌ ‌de‌ ‌matrícula.

Pagamento da taxa de matrícula (GRU)

O vencimento da GRU (para alunos veteranos reprovados, afastados e atrasados) será no dia 04 de agosto.

A GRU pode ser gerada de duas maneiras (clique no link para acessar o passo a passo):

1. Através do portal discente do SIGAA
  2. Através do portal público.
Acompanhamento da matrícula

Uma vez paga a GRU ou comprovada a isenção, é possível acompanhar o status da requisição de matrícula de duas maneiras (clique no link para acessar o passo a passo):

1. Através do portal discente do SIGAA
  2. Através do portal público.

INÍCIO DAS AULAS: 14 de agosto de 2023.

⇒ IMPORTANTE: O período de ajuste de matrícula acontece no início do semestre letivo 2023.2 (de 14/08 a 25/08), mediante procedimentos a serem divulgados. É nesse período em que é possível mudar para turmas em que haja vagas ou realizar a permuta.