Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Casas de Cultura Estrangeira

Área do conteúdo

Apresentação e Histórico

A Casa de Cultura Britânica (CCB) foi criada na gestão do Magnífico Reitor Antônio Martins Filho, em 4 de dezembro de 1964,  por meio da Resolução nº 166 do Conselho Universitário, com o nome de Centro de Cultura Britânica. Suas atividades foram iniciadas em 2 de agosto de 1965, sendo o Coordenador Geral dos Cursos de Cultura o professor Newton Teophilo Gonçalves.

Posteriormente o Centro de Cultura Britânica integrou-se a Faculdade de Letras pelo Plano Básico de Restauração da Universidade Federal do Ceará (UFC), aprovado pelo Decreto nº 68.279, de 20 de fevereiro de 1968, e depois, ao Centro de Humanidades, pelo Decreto nº 72.882, de 2 de março de 1973. Nesta ocasião mudou sua denominação para Casa de Cultura Britânica.

Com material didático de excelência e uma equipe composta por professores e técnicos administrativos altamente qualificados, a Casa de Cultura Britânica (CCB) busca atender à comunidade acadêmica em geral, promovendo o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas (compreensão oral, expressão oral, leitura e escrita) e incentivando a consolidação de competências interculturais.

Além de oferecer cursos regulares de língua inglesa alinhados ao Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR), a CCB contribui de maneira significativa para os processos de internacionalização da Universidade Federal do Ceará, preparando estudantes para desafios acadêmicos e profissionais em contextos que demandam o domínio do inglês.

A Casa de Cultura Britânica desempenha ainda um papel essencial no apoio à pós-graduação da UFC por meio da aplicação do Exame de Proficiência em Língua Inglesa (EPLLI), requisito obrigatório para todos os programas stricto sensu. O exame avalia a capacidade de leitura e compreensão de textos acadêmicos em inglês, competência indispensável à pesquisa científica e ao desenvolvimento de estudos avançados. Dessa forma, a CCB reafirma seu compromisso com a excelência acadêmica e com a formação de pesquisadores altamente qualificados. No entanto, caso o aluno da pós-graduação da UFC não tenha conhecimento suficiente para obter a nota mínima para aprovação no exame de proficiência leitora, a CCB oferece o Curso de Compreensão Leitora em Língua Inglesa (CCLLI) para ensiná-lo a ler de forma eficiente em sua área de conhecimento ou área de estudo.

Atualmente, a Casa de Cultura Britânica possui 21 docentes, dois secretários e mais de mil alunos.

Casa de Cultura Britânica (CCB) ao longo dos anos

 Ano  Evento
1964 O Magnífico Reitor Antônio Martins Filho cria, em 4 de dezembro, o Centro de Cultura Britânica.
1965 Iniciam-se as atividades acadêmicas em 2 de agosto.
1968 Integração do Centro de Cultura Britânica à Faculdade de Letras.
1973 O Centro de Cultura Britânica torna-se parte do Centro de Humanidades com o nome de Casa de Cultura Britânica (CCB).
2014 Com evento na Assembleia Legislativa do Ceará, são comemorados os 50 anos de existência da Casa de Cultura Britânica.
2019 São criados os cursos de nível A1, A2, B1 e B2, substituindo o curso anterior de 7 semestres de duração.
É criado o curso Avançado C1.
2024 São comemorados os 60 anos de existência da Casa de Cultura Britânica com diversas atividades acadêmicas e culturais.
É criado o curso Avançado C2.

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo