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Universidade Federal do Ceará
Casas de Cultura Estrangeira

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Cursos oferecidos

Os cursos de inglês da Casa de Cultura Britânica seguem os padrões do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR) ou Common European Framework of Reference for Languages (CEFR), em inglês.
O principal objetivo do CEFR é descrever as competências linguísticas de um indivíduo de forma padronizada e internacional, estabelecendo uma escala de seis níveis (A1, A2, B1, B2, C1 e C2). Essa escala permite que professores, alunos e empregadores comparem e entendam melhor o nível de proficiência em um idioma, facilitando a transparência de certificações e o desenvolvimento de programas de ensino e aprendizagem mais eficazes em um mundo globalizado.

Cursos oferecidos pela Casa de Cultura Britânica:

  • Nível Iniciante A1 – composto por três semestres letivos (A1-S1, A1-S2 e A1-S3), com carga horária de 64 horas cada, totalizando 192 horas.
  • Nível Básico A2 – composto por dois semestres letivos (A2-S1 e A2-S2), com carga horária de 64 horas cada, totalizando 128 horas.
  • Nível Intermediário B1 – composto por dois semestres letivos (B1-S1 e B1-S2), com carga horária de 64 horas cada, totalizando 128 horas.
  • Nível Upper-Intermediate B2 – composto por dois semestres letivos (B2-S1 e B2-S2), com carga horária de 64 horas cada, totalizando 128 horas.
  • Nível Avançado C1 – composto por dois semestres letivos (C1-S1 e C1-S2), com carga horária de 64 horas cada, totalizando 128 horas.
  • Nível Proficiente C2 – composto por um semestre letivo, com carga horária de 64 horas.
  • Curso de Compreensão Leitora em Língua Inglesa (CCLLI) – composto por um semestre levito, com carga horária de 64 horas.

Estrutura do curso 

 Levels Semestres  Carga horária
por semestre
Carga horária
total
 A1 (Iniciante) A1-S1, A1-S2, A1-S3 64 192
 A2 (Básico) A2-S1, A2-S2 64 128
 B1 (Intermediário) B1-S1, B1-S2 64 128
 B2 (Upper-Intermediate) B2-S1, B2-S2 64 128
 C1 (Avançado) C1-S1, C1-S2 64 128
 C2 (Proficiente) C2-S1 64 64


Categorias e divisões do
Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR):

A – Básico

  • A1  Iniciante
    É capaz de compreender e usar expressões familiares e cotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Pode apresentar-se e apresentar outros e é capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o  local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem. Pode comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e  se mostrar cooperante.
  • A2  Básico
    É capaz de compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata (p. ex.: informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante). É capaz de comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de  informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais. Pode descrever de modo simples a sua formação, o meio  circundante e, ainda, referir assuntos relacionados com necessidades imediatas.

B – Independente

  • B1  Intermediário
    É capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no  trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.). É capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo. É capaz de  produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal. Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e  ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto.
  • B1 Usuário Independente
    É capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade. É capaz de comunicar com certo grau de espontaneidade com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte. É capaz de exprimir-se de modo claro e  pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da atualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de  várias possibilidades.

C – Proficiente

  • C1  Proficiência Operativa Eficaz
    É capaz de compreender um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos. É capaz de se exprimir de forma fluente e espontânea sem precisar procurar muito as palavras. É capaz de usar a língua de modo flexível e eficaz para fins sociais, acadêmicos e profissionais. Pode exprimir-se sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso.
  • C2  Domínio Pleno
    É capaz de compreender, sem esforço, praticamente tudo o que ouve ou lê. É capaz de resumir as informações recolhidas em diversas fontes orais e escritas, reconstruindo argumentos e fatos de um modo coerente. É capaz de se exprimir espontaneamente, de modo fluente e com exatidão, sendo capaz de distinguir finas  variações de significado em situações complexas.
    Fonte: British Council Brasil

 

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