Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Casas de Cultura Estrangeira

Área do conteúdo

Disciplinas livres ofertadas para os cursos de graduação

Compreensão Leitora em Língua Espanhola

Código: CULT0200
Carga horária: 64h/a (4 créditos)
Objetivos da disciplina: Ler e compreender textos acadêmicos de conteúdo geral e/ou específico em nível intermediário de conhecimento da Língua Espanhola; compreender vocabulário e estruturas gramaticais da Língua Espanhola; cer, compreender e analisar criticamente textos em espanhol de conteúdo geral e de conteúdo de áreas específicas (área de saúde, direito, computação, matemática ou agronomia, por exemplo) com a ajuda de recursos instrumentais de leitura e compreensão.
Ementa: Desenvolvimento de habilidades específicas da língua e da consciência crítica discente para que os alunos sejam capazes de identificar, ler e compreender diferentes gêneros textuais autênticos escritos na língua meta, relacionados a assuntos de diferentes áreas de conhecimento e que circulam no seu meio acadêmico-científico, bem como textos que circulam na esfera jornalística. Propiciar o estudo da língua em suas estruturas básicas: gramática aplicada e exercícios com a utilização da estrutura gramatical da língua.
Bibliografia básica
CERROLAZA, Óscar. 
DICCIONARIO PRÁCTICO DE GRAMÁTICA. Madrid: Edelsa, 2012.
MORENO, Concha; FERNÁNDEZ, Gretel Eres. Gramática contrastiva del español para brasileños. Madrid: Sgel, 2007.
RODRIGUEZ, Laura Fernández. Comprensión Lectora. Madrid: En Clave Ele, 2017.
Bibliografia complementar
CHOZAS, Diego; DORNELES, Flavia. Dificultades del español para brasileños. Madrid: Edelsa, 2016.
JACOBI, Claudia; MELONE, Enrique; MENÓN, Lorena. Gramática en Contexto. 5. ed. Madrid: Edelsa, 2016.
LASZLÓ, Sándor. Conversar es Fácil. Madrid: Edelsa, 2016.
SEARA, Carlos González. Gramática explicada. Madrid: En Clave Ele, 2013.
VARGAS, David. [tú y yo]: A. Madrid: Edelsa, 2009.

 

Comunicação e Expressão Oral em Língua Espanhola

Código: CULT0207
Carga horária: 64h/a (4 créditos)
Pré-requisito: Estrutura e Uso da Língua Espanhola II (cult0202)
Objetivos da disciplina:Auxiliar o estudante no desenvolvimento da compreensão e produção oral, em língua espanhola, de gêneros discursivos relacionados às esferas quotidianas, artísticas e acadêmicas. Aprimorar a capacidade de expressão oral em língua espanhola por meio da utilização adequada da competência comunicativa. Sistematizar as principais regras sociolinguísticas e pragmáticas que regem o discurso oral em língua espanhola; Reconhecer e utilizar marcadores discursivos, turnos de fala, estratégias e técnicas de comunicação em diferentes contextos e propor debates sobre temas cotidianos e atuais.
Ementa:Desenvolvimento em situações comunicativas do cotidiano, de forma que os estudantes sejam capazes de atuar na língua alvo alternadamente como emissor e receptor em um aprendizado significativo de forma a construir conjuntamente uma conversação, empregando, para isso,  negociação e cooperação. Propiciar a prática da língua em situações comunicativas reais nas quais os estudantes possam ver-se imersos e necessitem o emprego constante de estratégias de compreensão e expressão. Os estudantes necessitam de um domínio de nível A1 completo (marco comum europeu de referência para o ensino das línguas).
Bibliografia básica
JACOBI, Claudia; MELONE, Enrique; MENÓN, Lorena. Gramática en Contexto. 5. ed. Madrid: Edelsa, 2016.
LASZLÓ, Sándor. Conversar es Fácil. Madrid: Edelsa, 2016.
VARGAS, David. [tú y yo]: A. Madrid: Edelsa, 2009.
Bibliografia complementar
CISNEROS, Consuelo Jiménez de. El sueño de Cristóbal. Madrid: Edelsa, 2008.
CHOZAS, Diego; DORNELES, Flavia. Dificultades del español para brasileños. Madrid: Edelsa, 2016.
MORENO, Maximiano Cortés. Guía de usos y costumbres de España. 3. ed. Madrid: Edelsa, 2008.
SÁNCHEZ, Sergio Remedios. La rendición de Granada. 2. ed. Madrid: Edelsa, 2007.
SÁNCHEZ, Sergio Remedios. El peregrino de Santiago. 2. ed. Madrid: Edelsa, 2007.

 

Estrutura e Uso da Língua Espanhola I

Código: CULT0201
Carga horária: 64h/a (4 créditos)
Objetivos da disciplinaApresentar estruturas e uso de expressões familiares e cotidianas em situações prático-discursivas da língua.
Ementa: 
Compreensão e uso de expressões familiares e cotidianas em situações prático-discursivas da língua, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Apresentação de si mesmo e de outros, bem como formulação de perguntas e respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que possui. Comunicação de modo simples, mediante o uso de estruturas léxico-gramaticais básicas, simples e de uso habitual, de modo que o aluno de nível A1 seja capaz de escrever (expressão escrita), falar (expressão oral e inter-relacional) e compreender ( compreensão leitora e auditiva) o idioma, desenvolvendo as quatro habilidades comunicativas e sensibilizando o aluno para os aspectos sócio-culturais e interculturais das comunidades falantes desta língua.
Bibliografia básica
MORALES, Fernando Marín Reyes. Vente 1. Madrid: Edelsa, 2014. 104 p.
SEARA, Carlos González. Gramática explicada. Madrid: En Clave Ele, 2013.
VIUDEZ, Francisca Castro et al. Nuevo Español en Marcha. 2. ed. Madrid: Edelsa, 2015.
Bibliografia complementar
CISNEROS, Consuelo Jiménez de. El sueño de Cristóbal. Madrid: Edelsa, 2008.
CHOZAS, Diego; DORNELES, Flavia. Dificultades del español para brasileños. Madrid: Edelsa, 2016.
MORENO, Maximiano Cortés. Guía de usos y costumbres de España. 3. ed. Madrid: Edelsa, 2008.
SÁNCHEZ, Sergio Remedios. La rendición de Granada. 2. ed. Madrid: Edelsa, 2007.
SÁNCHEZ, Sergio Remedios. El peregrino de Santiago. 2. ed. Madrid: Edelsa, 2007.

 

Estrutura e Uso da Língua Espanhola II

Código: CULT0202
Carga horária: 64h/a (4 créditos)
Pré-requisito: Estrutura e Uso da Língua Espanhola I (cult0201)
Objetivos da disciplina: Desenvolver estruturas e uso de expressões familiares e cotidianas em situações prático-discursivas da língua no nível A1- iniciante.
Ementa: 
Desenvolvimento das situações prático-discursivas da língua mediante o uso de estruturas léxico-gramaticais básicas, simples e de uso habitual. Compreensão de frases isoladas de modo que o aluno de nível A1.1 seja capaz de escrever (expressão escrita), falar (expressão oral e inter-relacional) e compreender (compreensão leitora e auditiva) o idioma, desenvolvendo as quatro habilidades comunicativas e sensibilizando o aluno para os aspectos sócio-culturais e interculturais das comunidades falantes desta língua. Pode ainda interagir de maneira simples com nativos desde que estes falem pausadamente, de maneira clara e que estejam dispostos a ajudar. Os estudantes necessitam de um domínio de nível A1 – iniciante (marco comum europeu de referência para o ensino das línguas) ou, em média, 64 h/a de estudos anteriores na língua.
Bibliografia básica
MORALES, Fernando Marín Reyes. Vente 1. Madrid: Edelsa, 2014. 104 p.
SEARA, Carlos González. Gramática explicada. Madrid: En Clave Ele, 2013.
VIUDEZ, Francisca Castro et al. Nuevo Español en Marcha. 2. ed. Madrid: Edelsa, 2015.
Bibliografia complementar
CHOZAS, Diego; DORNELES, Flavia. Dificultades del español para brasileños. Madrid: Edelsa, 2016.
LASZLÓ, Sándor. Conversar es Fácil. Madrid: Edelsa, 2016.
MORENO, Maximiano Cortés. Guía de usos y costumbres de España. 3. ed. Madrid: Edelsa, 2008.
SÁNCHEZ, Sergio Remedios. 1492. 2. ed. Madrid: Edelsa, 2006
SÁNCHEZ, Sergio Remedios. Dos judíos de Toledo. 2. ed. Madrid: Edelsa, 2009.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo