Disciplinas livres ofertadas para os cursos de graduação
Compreensão Leitora em Língua Espanhola
Código: CULT0200
Carga horária: 64h/a (4 créditos)
Objetivos da disciplina: Ler e compreender textos acadêmicos de conteúdo geral e/ou específico em nível intermediário de conhecimento da Língua Espanhola; compreender vocabulário e estruturas gramaticais da Língua Espanhola; cer, compreender e analisar criticamente textos em espanhol de conteúdo geral e de conteúdo de áreas específicas (área de saúde, direito, computação, matemática ou agronomia, por exemplo) com a ajuda de recursos instrumentais de leitura e compreensão.
Ementa: Desenvolvimento de habilidades específicas da língua e da consciência crítica discente para que os alunos sejam capazes de identificar, ler e compreender diferentes gêneros textuais autênticos escritos na língua meta, relacionados a assuntos de diferentes áreas de conhecimento e que circulam no seu meio acadêmico-científico, bem como textos que circulam na esfera jornalística. Propiciar o estudo da língua em suas estruturas básicas: gramática aplicada e exercícios com a utilização da estrutura gramatical da língua.
Bibliografia básica
CERROLAZA, Óscar. DICCIONARIO PRÁCTICO DE GRAMÁTICA. Madrid: Edelsa, 2012.
MORENO, Concha; FERNÁNDEZ, Gretel Eres. Gramática contrastiva del español para brasileños. Madrid: Sgel, 2007.
RODRIGUEZ, Laura Fernández. Comprensión Lectora. Madrid: En Clave Ele, 2017.
Bibliografia complementar
CHOZAS, Diego; DORNELES, Flavia. Dificultades del español para brasileños. Madrid: Edelsa, 2016.
JACOBI, Claudia; MELONE, Enrique; MENÓN, Lorena. Gramática en Contexto. 5. ed. Madrid: Edelsa, 2016.
LASZLÓ, Sándor. Conversar es Fácil. Madrid: Edelsa, 2016.
SEARA, Carlos González. Gramática explicada. Madrid: En Clave Ele, 2013.
VARGAS, David. [tú y yo]: A. Madrid: Edelsa, 2009.
Comunicação e Expressão Oral em Língua Espanhola
Código: CULT0207
Carga horária: 64h/a (4 créditos)
Pré-requisito: Estrutura e Uso da Língua Espanhola II (cult0202)
Objetivos da disciplina:Auxiliar o estudante no desenvolvimento da compreensão e produção oral, em língua espanhola, de gêneros discursivos relacionados às esferas quotidianas, artísticas e acadêmicas. Aprimorar a capacidade de expressão oral em língua espanhola por meio da utilização adequada da competência comunicativa. Sistematizar as principais regras sociolinguísticas e pragmáticas que regem o discurso oral em língua espanhola; Reconhecer e utilizar marcadores discursivos, turnos de fala, estratégias e técnicas de comunicação em diferentes contextos e propor debates sobre temas cotidianos e atuais.
Ementa:Desenvolvimento em situações comunicativas do cotidiano, de forma que os estudantes sejam capazes de atuar na língua alvo alternadamente como emissor e receptor em um aprendizado significativo de forma a construir conjuntamente uma conversação, empregando, para isso, negociação e cooperação. Propiciar a prática da língua em situações comunicativas reais nas quais os estudantes possam ver-se imersos e necessitem o emprego constante de estratégias de compreensão e expressão. Os estudantes necessitam de um domínio de nível A1 completo (marco comum europeu de referência para o ensino das línguas).
Bibliografia básica
JACOBI, Claudia; MELONE, Enrique; MENÓN, Lorena. Gramática en Contexto. 5. ed. Madrid: Edelsa, 2016.
LASZLÓ, Sándor. Conversar es Fácil. Madrid: Edelsa, 2016.
VARGAS, David. [tú y yo]: A. Madrid: Edelsa, 2009.
Bibliografia complementar
CISNEROS, Consuelo Jiménez de. El sueño de Cristóbal. Madrid: Edelsa, 2008.
CHOZAS, Diego; DORNELES, Flavia. Dificultades del español para brasileños. Madrid: Edelsa, 2016.
MORENO, Maximiano Cortés. Guía de usos y costumbres de España. 3. ed. Madrid: Edelsa, 2008.
SÁNCHEZ, Sergio Remedios. La rendición de Granada. 2. ed. Madrid: Edelsa, 2007.
SÁNCHEZ, Sergio Remedios. El peregrino de Santiago. 2. ed. Madrid: Edelsa, 2007.
Estrutura e Uso da Língua Espanhola I
Código: CULT0201
Carga horária: 64h/a (4 créditos)
Objetivos da disciplina: Apresentar estruturas e uso de expressões familiares e cotidianas em situações prático-discursivas da língua.
Ementa: Compreensão e uso de expressões familiares e cotidianas em situações prático-discursivas da língua, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Apresentação de si mesmo e de outros, bem como formulação de perguntas e respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que possui. Comunicação de modo simples, mediante o uso de estruturas léxico-gramaticais básicas, simples e de uso habitual, de modo que o aluno de nível A1 seja capaz de escrever (expressão escrita), falar (expressão oral e inter-relacional) e compreender ( compreensão leitora e auditiva) o idioma, desenvolvendo as quatro habilidades comunicativas e sensibilizando o aluno para os aspectos sócio-culturais e interculturais das comunidades falantes desta língua.
Bibliografia básica
MORALES, Fernando Marín Reyes. Vente 1. Madrid: Edelsa, 2014. 104 p.
SEARA, Carlos González. Gramática explicada. Madrid: En Clave Ele, 2013.
VIUDEZ, Francisca Castro et al. Nuevo Español en Marcha. 2. ed. Madrid: Edelsa, 2015.
Bibliografia complementar
CISNEROS, Consuelo Jiménez de. El sueño de Cristóbal. Madrid: Edelsa, 2008.
CHOZAS, Diego; DORNELES, Flavia. Dificultades del español para brasileños. Madrid: Edelsa, 2016.
MORENO, Maximiano Cortés. Guía de usos y costumbres de España. 3. ed. Madrid: Edelsa, 2008.
SÁNCHEZ, Sergio Remedios. La rendición de Granada. 2. ed. Madrid: Edelsa, 2007.
SÁNCHEZ, Sergio Remedios. El peregrino de Santiago. 2. ed. Madrid: Edelsa, 2007.
Estrutura e Uso da Língua Espanhola II
Código: CULT0202
Carga horária: 64h/a (4 créditos)
Pré-requisito: Estrutura e Uso da Língua Espanhola I (cult0201)
Objetivos da disciplina: Desenvolver estruturas e uso de expressões familiares e cotidianas em situações prático-discursivas da língua no nível A1- iniciante.
Ementa: Desenvolvimento das situações prático-discursivas da língua mediante o uso de estruturas léxico-gramaticais básicas, simples e de uso habitual. Compreensão de frases isoladas de modo que o aluno de nível A1.1 seja capaz de escrever (expressão escrita), falar (expressão oral e inter-relacional) e compreender (compreensão leitora e auditiva) o idioma, desenvolvendo as quatro habilidades comunicativas e sensibilizando o aluno para os aspectos sócio-culturais e interculturais das comunidades falantes desta língua. Pode ainda interagir de maneira simples com nativos desde que estes falem pausadamente, de maneira clara e que estejam dispostos a ajudar. Os estudantes necessitam de um domínio de nível A1 – iniciante (marco comum europeu de referência para o ensino das línguas) ou, em média, 64 h/a de estudos anteriores na língua.
Bibliografia básica
MORALES, Fernando Marín Reyes. Vente 1. Madrid: Edelsa, 2014. 104 p.
SEARA, Carlos González. Gramática explicada. Madrid: En Clave Ele, 2013.
VIUDEZ, Francisca Castro et al. Nuevo Español en Marcha. 2. ed. Madrid: Edelsa, 2015.
Bibliografia complementar
CHOZAS, Diego; DORNELES, Flavia. Dificultades del español para brasileños. Madrid: Edelsa, 2016.
LASZLÓ, Sándor. Conversar es Fácil. Madrid: Edelsa, 2016.
MORENO, Maximiano Cortés. Guía de usos y costumbres de España. 3. ed. Madrid: Edelsa, 2008.
SÁNCHEZ, Sergio Remedios. 1492. 2. ed. Madrid: Edelsa, 2006
SÁNCHEZ, Sergio Remedios. Dos judíos de Toledo. 2. ed. Madrid: Edelsa, 2009.