Área do cabeçalho
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Casas de Cultura Estrangeira

Área do conteúdo

Carteira de estudante

Carteira estudantil de 2022 já pode ser solicitada em Fortaleza

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) iniciou o processo de solicitação das carteiras estudantis 2022. A partir deste mês de janeiro, de forma completamente on-line, o estudante pode enviar os documentos necessários: RG, CPF, declaração de matrícula e comprovante de endereço atualizados pela plataforma Identidade Estudantil. Para atendimento presencial, é necessário agendar pelo site da Etufor.

Outra ferramenta disponível na plataforma é a biometria facial, que pode ser feita com o uso de smartphones. É recomendado renovar o procedimento para aqueles estudantes que já fizeram a biometria, mas consideram que modificaram suas características faciais. A biometria é a forma de identificação nos validadores dos ônibus para evitar a fraude.

Com o envio dos documentos, é necessário aguardar a sua validação. Em seguida, os alunos devem aguardar a entrega nos Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs), no caso das universidades.

Todos os alunos de escolas públicas ou de universidades públicas, veteranos ou novatos, bem como os bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni), devem solicitar a gratuidade para obter a carteira de estudante de 2022.

Além de garantir a tarifa estudantil no transporte coletivo e a meia cultural, a identidade estudantil proporciona a integração no transporte público, pois, com créditos, o documento torna-se Bilhete Único. Com isso, o aluno pode usufruir da integração, no intervalo de 2 horas, pagando apenas uma tarifa. Outra vantagem é a utilização gratuita dos sistemas Bicicletar.

ONDE RECEBER A CARTEIRA DE ESTUDANTE

Se você já solicitou a emissão da sua carteira de estudante e aguarda a confecção da mesma, consulte aqui o andamento da sua requisição.

Uma vez prontas, as carteiras são enviadas para uma entidade estudantil (UNE, UCES, EAEB, UEE etc.), que as repassa ao Diretório Central dos Estudantes (DCE). Este geralmente as encaminha para o centros acadêmicos.

Para saber se sua carteira se encontra no DCE ou no Centro Acadêmico de Letras, consulte o DCE clicando aqui.

 

Fonte: Adaptado de https://www.cmfor.ce.gov.br/2021/01/07/carteira-estudantil-de-2021-ja-pode-ser-solicitada-em-fortaleza/

Acessar Ir para o topo