Português

Carteira de estudante 2020

Carteira Estudantil

Carteira de Estudante 2020: estudantes podem fazer biometria facial e solicitação do documento de forma online

A relação isolamento social e segurança vem impulsionando o planejamento do poder público para garantir o acesso da população aos serviços. E neste caminho a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) iniciou em maio o processo de solicitação das carteiras estudantis no formato on-line.

 A entrega será feita pelas entidades nas próprias escolas, universidades e faculdades dos estudantes caso elas já estejam prontas. Por isso, é importante acessar o andamento da solicitação através do site, ou clicando aqui. Se estiver disponível, o aluno deve entrar em contato com sua escola ou entidade para receber o documento.

Segundo a Etufor, a entrega será feita diretamente para os estudantes, de acordo com horários organizados pelas entidades. Clique aqui para saber os endereços e contatos das entidades estudantis responsáveis pelo processo.

Biometria facial on-line

A nova ferramenta passa a funcionar prioritariamente para os alunos novatos ou que nunca tiveram carteira de estudante. Mas os que já fizeram a solicitação on-line e encaminharam toda a documentação também podem concluir o processo com a realização da biometria dentro do mesmo login.

Quem vai solicitar pela primeira vez deve cumprir todos os passos do início, anexando a documentação necessária e, por fim, fazendo a biometria facial. Para comprovar a identidade, é necessário que o estudante anexe uma fotografia segurando um documento com foto.

Atenção: para a realização da biometria facial, a imagem deve ser 3×4, com um fundo branco, sem filtros ou ajustes. Quem utiliza óculos de grau ou qualquer adereço que dificulte a identificação deve retirá-los.

Como fazer uma nova solicitação?

  • Acessar o serviço Carteira de estudante;
  • Preencher os dados do aluno (CIA ou nome completo, caso seja veterano);
  • Se for a primeira vez na instituição, deverá anexar: RG original e cópia, comprovante de endereço, declaração de matrícula atualizada, boleto pago ou gratuidade validada.
  • Realizar biometria facial (apenas quem nunca fez);
  • Emitir e pagar o boleto;
  • Aguardar a confirmação da validação dos documentos;
  • Aguardar a emissão do documento estudantil pelas entidades.
  • Atenção: durante o processo de identificação é necessário que o estudante insira um e-mail válido para dar continuidade no processo de solicitação, assim como um número de telefone atualizado.


ONDE RECEBER A CARTEIRA DE ESTUDANTE

Se você já solicitou a emissão da sua carteira de estudante e aguarda a confecção da mesma, consulte aqui o andamento da sua requisição.

Uma vez prontas, as carteiras são enviadas para uma entidade estudantil (UNE, UCES, EAEB, UEE etc.), que as repassa ao DCE. Este as encaminha para os centros acadêmicos. Para saber se sua carteira se encontra no DCE ou no CA de Letras, consulte o DCE clicando aqui.

 

Fonte: Adaptado de https://www.cmfor.ce.gov.br/2020/07/13/carteira-de-estudante-2020-estudantes-podem-fazer-biometria-facial-e-solicitacao-do-documento-de-forma-online/