Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Casas de Cultura Estrangeira

Área do conteúdo

Dúvidas e respostas

 

Como faço para ingressar na Casa de Cultura Italiana? Tenho que pagar mensalidade?

Há duas formas de ingresso nos cursos regulares:
• Seleção de admissão para o semestre inicial (A1S1), para aqueles que nunca estudaram italiano;
• Seleção de nível, direcionado àqueles que já possuem algum conhecimento da língua.

São lançados editais duas vezes por ano e a seleção é de responsabilidade da Fundação contratada (acesse aqui)
É aberto para toda comunidade.
Não há cobrança de mensalidade.

O aluno pagante deverá pagar apenas uma taxa para renovação de matrícula a cada semestre.

Os estudantes isentos do pagamento da taxa de matrícula devem comprovar a isenção semestralmente, no período de matrícula. Veja aqui os casos em que o estudante é isento do pagamento da taxa de matrícula.


Onde fica localizada a Casa de Cultura Italiana  – UFC ?

Localização


Quais são os cursos ofertados pela Casa de Cultura Italiana?

O Curso de Língua Italiana oferecido pela CCI tem como objetivo principal habilitar o aluno a comunicar-se de forma oral e escrita, levando em consideração as particularidades culturais e gramaticais que envolvem a língua italiana. Nosso curso, em consonância com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, apresenta-se com a seguinte distribuição de níveis e semestres:

• Curso de Língua Italiana A1 (128 h/a)
• Curso de Língua Italiana A2 (128 h/a)
• Curso de Língua Italiana B1 (128 h/a)
• Curso de Língua Italiana B2 (128 h/a)

O curso é composto de oito semestres, totalizando uma carga horária de 512 horas-aula, dividido em quatro “módulos”


SIGAA ( Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas)

  • Os estudantes da Casa de Cultura Italiana devem fazer o cadastro para ter acesso ao sistema. A emissão de declaração de matrícula e de histórico é feita pelo próprio estudante por meio do SIGAA.
  • Os usuários têm acesso aos sistemas por perfis de acordo com seu vínculo com a universidade. Logo, estudantes (graduação, pós-graduação e extensão) e servidores têm suas próprias contas e, caso possuam mais de um vínculo, estes podem ser visualizados em separado.
  • No tocante às permissões de acesso ao perfil estudantil, o SIGAA reúne ferramentas de matrícula on-line, calendário acadêmico, oferta e acompanhamento de turmas, lançamento de notas, geração de documentos (como declarações de vínculo e histórico escolar), comunicação com professores e com as coordenações de curso, dentre outras funcionalidades.
  • Mesmo que você termine um curso de extensão, caso retorne à UFC como aluno de outro curso de extensão, graduação, pós-graduação ou mesmo como servidor, continuará utilizando o SIGAA

 

Posso fazer trancamento de matrícula na Casa de Cultura Italiana?
Não existe trancamento de matrícula em cursos de extensão.

No caso das Casas de Cultura, o que há são duas situações, que podem acontecer a partir do segundo semestre, nos cursos regulares:
Afastamento
O aluno que foi aprovado no semestre anterior pode optar por não efetuar matrícula no semestre corrente. Neste caso, deverá obrigatoriamente se matricular no semestre seguinte e ser aprovado, sob pena de perder sua vaga.
• Abandono
O aluno deixa de comparecer às aulas e é reprovado por frequência. Neste caso, poderá se matricular no semestre seguinte, desde que não tenha se afastado no semestre anterior e que a reprovação não tenha acontecido no 1º semestre.


Sou aluno da casa de cultura, posso estacionar no CH 1?

Alunos de extensão não têm direito ao estacionamento, exceto se:
• maiores de 60 anos;
• apresentem deficiência motora que dificulte a locomoção (devidamente comprovada por laudo médico);
• gestantes.

  • Servidores de outros campi, alunos das Casas de Cultura, acesso mediante mediante autorização escrita da Direção.

Caso você se enquadre numa dessas situações, clique aqui para solicitar acesso ao estacionamento.


Como faço para solicitar a carteira de estudante?
Clique aqui.
Lembramos que a emissão da carteira de estudante é feita pela Etufor, cabendo aos alunos acompanharem o processo.


Como faço para trocar de turma ou horário?
A mudança de turma pode ser feita no período de ajuste de matrícula, acontece nas duas primeiras semanas de aula.
• No ajuste é  disponibilizado um formulário para o pedido de mudança de turma, este é atendido apenas se houver vagas na turma pretendida.
• Os pedidos são processados por ordem de inscrição através de um formulário eletrônico disponibilizado no nosso site.


Como faço para solicitar o certificado de conclusão de um curso?

Ao final de cada semestre, a secretaria da Casa Cultura Italiana informa por email quando o certificado estiver pronto (Para acessá-lo entre no sistema https://sistemasprex.ufc.br/certificados/app_Login/)

• Concludentes do 2º semestre: certificado do Curso de Língua Italiana A1 (128 h/a);
• Concludentes do 4º semestre: certificado do Curso de Língua Italiana A2(128 h/a) ;
• Concludentes do 6º semestre: certificado do Curso de Língua Italiana B1 (128 h/a);
• Concludentes do 8º semestre: certificado do Curso de Língua Italiana B2(128 h/a) .


O que acontece se eu for reprovado? Perco minha vaga?

Nos cursos regulares, que fazem parte do Curso de Língua Italiana, o aluno pode ter uma reprovação, desde que ela não ocorra no semestre inicial (A1S1) e que não anteceda ou seja seguida por reprovação ou afastamento.
No caso dos cursos regulares, o aluno perderá a vaga se:
• Tiver reprovação no semestre inicial (A1S1);
• Tiver duas reprovações consecutivas;
• Tiver dois afastamentos consecutivos (dois períodos seguidos sem realizar matrícula);
• Tiver uma reprovação seguida de um afastamento e vice-versa.

O afastamento e o abandono não são permitidos no semestre inicial (A1S1) e não podem ser consecutivos.


 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo