Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Casas de Cultura Estrangeira

Área do conteúdo

Apresentação, Histórico e Servidores

A Casa de Cultura Portuguesa (CCP) foi criada em 1965 através de Resolução do Conselho Universitário para funcionar vinculada à Faculdade de Letras, existente naquela época, e estabelecer o intercâmbio cultural com Portugal. Primeiramente, ela foi instalada em imóvel cedido pela Universidade, tendo sido transferida no início de novembro de 1967 para sede própria, nas imediações da Reitoria, onde permanece até hoje.

Na Casa de Cultura Portuguesa, inicialmente, eram ministradas aulas de Literatura Portuguesa e realizados cursos de extensão universitária. Na época, a convite do criador deste Centro, Prof. Carlos d’Alge, o Prof. José Rebouças Macambira elabora um curso inicial denominado “A Estrutura Morfo-Sintática do Português à Luz da Linguística Moderna”. Os conteúdos do curso, devido ao grande interesse dos alunos e à excelente qualidade das aulas, ministradas pelo próprio Prof. Macambira, foram publicados num livro que, até hoje, serve como fonte de pesquisa aos estudiosos da Língua Portuguesa.

Na mesma ocasião, paralelamente à criação deste Centro de Cultura, seus fundadores cuidaram da formação de uma Biblioteca com livros portugueses, necessários à consulta de professores, estudantes e intelectuais. Atualmente, esta Biblioteca possui um acervo riquíssimo com inúmeros exemplares em Língua e Literatura Portuguesa, e ainda recebe importantes periódicos e revistas. Vale ressaltar que a totalidade dos títulos foi doada pela Faculdade de Letras de Coimbra, Fundação Calouste Gulbenkian e pelo Instituto de Alta Cultura.

No ano de 1992, a Casa de Cultura Portuguesa passa por algumas modificações com a chegada de professores de 1º e 2º graus, pois ela perde seu vínculo com o Departamento de Literatura, ficando anexada, definitivamente, à Coordenadoria Geral das Casas de Cultura Estrangeira. Hoje, ela tem um coordenador, eleito pelo seu Colegiado; três professores que ministram aulas de Língua Portuguesa e Redação, no Curso Básico de Português que se divide em quatro semestres e dois que ministram aulas no Curso de Português para Estrangeiros: língua e cultura brasileira, que pode ser estendido até o sexto semestre. A Casa também tem o projeto Tandem: interculturalismo e ensino de línguas. As matrículas no curso de Português para Estrangeiros e no citado projeto podem ser realizadas, quando for o período, no site www.ple.ufc.br, no qual também se encontra demais informações.

Passados tantos anos, além de ter conquistado uma autonomia, a Casa de Cultura Portuguesa mantém o elevado nível de seus cursos que são ofertados para toda a comunidade.

Exibir subpáginas.
Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo