Guia do estudante da Casa de Cultura Portuguesa
Matrícula
- Os alunos veteranos devem renovar sua matrícula a cada semestre, em período estabelecido no calendário letivo das Casas de Cultura Estrangeira.
- A taxa de matrícula de R$ 80,00 deve ser paga semestralmente.
- Os estudantes isentos do pagamento da taxa de matrícula devem comprovar a isenção semestralmente, no período de matrícula.
- Veja aqui os casos em que o estudante é isento do pagamento da taxa de matrícula
Troca de Horário
- A mudança de horário pode ser feita no período de ajuste de matrícula.
- No ajuste são disponibilizados dois formulários – um para permuta e outro para solicitação de mudança sem permuta. Este é atendido apenas se houver vagas na turma pretendida.
- O ajuste de horário acontece nas duas primeiras semanas de aula, quando os formulários são disponibilizados em nosso site.
SIGAA ( Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas)
- Os estudantes da Casa de Cultura Portuguesa devem fazer o cadastro para ter acesso ao sistema. A emissão de declaração de matrícula e de histórico é feita pelo próprio estudante por meio do SIGAA.
- Os usuários têm acesso aos sistemas por perfis de acordo com seu vínculo com a universidade. Logo, estudantes (graduação, pós-graduação e extensão) e servidores têm suas próprias contas e, caso possuam mais de um vínculo, estes podem ser visualizados em separado.
- No tocante às permissões de acesso ao perfil estudantil, o SIGAA reúne ferramentas de matrícula on-line, calendário acadêmico, oferta e acompanhamento de turmas, lançamento de notas, geração de documentos (como declarações de vínculo e histórico escolar), comunicação com professores e com as coordenações de curso, dentre outras funcionalidades.
- Mesmo que você termine um curso de extensão, caso retorne à UFC como aluno de outro curso de extensão, graduação, pós-graduação ou mesmo como servidor, continuará utilizando o SIGAA
Aprovação e frequência
- O estudante deve obter média 7,0.
- O estudante deve frequentar pelo menos 75% da carga horária do semestre.
- Para ser aprovado, o estudante precisa obter, cumulativamente:
- Média 7,0
- 75% de presença
- Considerando um semestre com carga-horária de 64 horas-aula e aulas duas vezes por semana, o estudante pode faltar até 8 dias (16 horas-aula)
Afastamento e abandono
- Importante lembrar que não há trancamento de matrícula nos cursos de extensão das Casas de Cultura Estrangeira.
- O estudante pode optar pelo afastamento (não efetuar a matrícula) ou abandono (deixar de comparecer às aulas).
- O que é o afastamento: o estudante que foi aprovado no semestre anterior pode optar por não efetuar matrícula no semestre seguinte.
- O que é o abandono: o estudante que foi aprovado no semestre anterior deixa de comparecer às aulas no semestre corrente e é reprovado por frequência.
- O afastamento e o abandono não são permitidos no semestre inicial (A1S1) e não podem ser consecutivos.
Reprovação e perda de vaga
- O aluno pode ser reprovado, desde que a reprovação não ocorra no semestre inicial (A1S1) e que não seja seguida por outra reprovação ou por um afastamento.
- O aluno perderá a vaga se:
- Tiver reprovação no semestre inicial (A1S1);
- Tiver duas reprovações consecutivas;
- Tiver dois afastamentos consecutivos (dois períodos seguidos sem realizar matrícula);
- Tiver uma reprovação seguida de um afastamento e vice-versa.
Segunda chamada
- O estudante pode solicitar a segunda chamada de qualquer avaliação, bastando preencher o formulário de solicitação de segunda chamada e entregá-lo ao professor em até dois dias úteis após a aplicação da avaliação.
- A segunda chamada deve ser realizada na mesma faixa horária da aula, às sextas-feiras.
- Clique aqui para baixar o formulário de solicitação de segunda chamada.
Carteira de estudante
- A emissão da carteira de estudante é responsabilidade da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (ETUFOR), cabendo aos estudantes acompanharem o processo.
- A Casa de Cultura Portuguesa é responsável apenas pela disponibilização das declarações de matrícula.
- Os estudantes podem solicitar o documento de forma on-line pela plataforma Identidade Estudantil. Para atendimento presencial, é necessário agendar pelo site da Etufor.
- Lembramos que a Casa de Cultura Portuguesa não recebe as carteiras de estudante. Uma vez prontas, elas são enviadas para uma entidade estudantil (UNE, UCES, EAEB, UEE etc.), que as repassa ao Diretório Central dos Estudantes (DCE). Este geralmente as encaminha para o Centro Acadêmico de Letras.
- Para verificar se a carteira se encontra no DCE ou no Centro Acadêmico de Letras, você pode consultar o DCE clicando aqui
- No site da ETUFOR é possível verificar para qual entidade a carteira foi entregue, bem como o telefone de contato da entidade.
Certificado de conclusão
- Ao final de cada curso, a coordenação da Casa Cultura Portguesa solicita a emissão dos certificados dos concludentes à Pró-reitoria de Extensão.
- Os estudantes são notificados por e-mail assim que os certificados ficam disponíveis na plataforma da PREX.
Estacionamento
- Devido à limitação física, os alunos das Casas de Cultura e demais cursos de extensão não podem estacionar no Centro de Humanidades, exceto nos casos listados abaixo:
- Maiores de 60 anos.
- Apresentem deficiência motora que dificulte a locomoção (devidamente comprovada por laudo médico).
- Gestantes.
- Servidores da UFC.
- Caso o estudante se enquadre numa destas situações, deve solicitar o acesso junto à Diretoria do Centro de Humanidades.