Inscrições para a 1ª Edição do Exame de Proficiência Leitora em Língua Inglesa (EPLLI) – 2020 (Editado)

Data de publicação: 2 de março de 2020. Categoria: Cultura Britânica, Notícias

A Casa de Cultura Britânica (CCB) da UFC abre inscrições para a 1ª Edição do Exame de Proficiência Leitora em Língua Inglesa (EPLLI) – 2020.

Do exame:
O Exame de Proficiência Leitora em Língua Inglesa (EPLLI) é de responsabilidade da Casa de Cultura Britânica e tem o objetivo de verificar a suficiência leitora em língua inglesa, exigência de programas de pós-graduação stricto senso. O resultado do exame é aceito por todos os cursos de mestrado e doutorado da UFC e por alguns programas de outras universidades.

Das vagas:
Serão ofertadas 480 vagas exclusivas para alunos de programas de pós-graduação stricto sensu da UFC e 150 vagas para o público externo.

Dos critérios de seleção para os alunos UFC:
Respeitados o limite de vagas e a ordem de inscrição, os critérios estão listados abaixo da ordem de maior prioridade a menor prioridade:
1. Alunos matriculados no componente curricular Dissertação ou Tese;
2. Alunos matriculados no componente curricular Qualificação;
3. Alunos matriculados no componente curricular Proficiência; e
4. Demais alunos dos programas de pós-graduação da UFC.

Dos critérios de seleção para os alunos externos:
Ordem de inscrição e comprovação de vínculo com programa de pós-graduação stricto sensu externo à UFC.

Da inscrição:
A inscrição será feita através do Sistema de Gestão e Administração dos Exames de Proficiência (SiGAEP), no site sigaep.quixada.ufc.br/telaInicial.

O candidato fará o cadastro no sistema e, no período de inscrição, deverá efetuar seu registro no exame pretendido (Alunos UFC ou Externos). O cadastro no sistema não inscreve o aluno automaticamente no exame.

Os alunos dos programas de pós-graduação stricto sensu da UFC deverão, no ato da inscrição, indicar o critério de prioridade em que se enquadram e anexar o documento que comprove o critério. Por exemplo, se o aluno indicou o critério de prioridade 1, deverá anexar histórico, ou declaração, ou atestado de matrícula que comprove que está matriculado em Dissertação ou Tese. O aluno que indicar um critério e não conseguir comprová-lo terá sua inscrição automaticamente indeferida.

Os candidatos externos, no seu período de inscrição, deverão seguir os mesmos passos que os alunos da UFC. No entanto, todos os candidatos externos deverão escolher o critério 5 (Alunos externos à UFC) (texto editado em 05/03/2020) e anexar seu comprovante de vínculo com programa de pós-graduação stricto sensu externo à UFC.

A lista de deferidos, indeferidos e locais de prova será publicada no site das Casas de Cultura Estrangeira. Os mesmos dados serão informados via SiGAEP.

Do atendimento especial:
O candidato que necessitar de atendimento especial deverá descrever, no ato da inscrição no SiGAEP, o apoio necessário para o dia de prova.

Da prova:
A prova não será elaborada por área, tendo em vista seu objetivo de verificar a suficiência leitora em língua inglesa do candidato. A prova contará com um texto em língua inglesa, três questões dissertativas de compreensão do texto e uma questão de tradução de um excerto do mesmo texto. Cada questão dissertativa vale até 2,0 pontos. A questão de tradução vale até 4,0 pontos. Será considerado aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 7,0. O resultado será publicado no site das Casas de Cultura Estrangeira e informado via SiGAEP.

Do local de prova:

As provas serão aplicadas no prédio da Casa de Cultura Britânica e no Bloco Tupinambá. Os dois prédios ficam na Área I do Centro de Humanidades, Av. da Universidade, 2683, Benfica. (editado em 05/03/2020)

Da declaração:
A declaração dos aprovados terá validade de 02 anos e será disponibilizada ao fim do exame, via SiGAEP.

Das orientações para o dia da prova:
Além das informações aqui dispostas, o candidato deverá seguir as Orientações para o Dia da Prova, sob pena de desclassificação.

Do recurso:
O candidato reprovado poderá solicitar revisão de prova, via SiGAEP, no período correspondente à solicitação de recurso. A solicitação deve ser justificada e será avaliada pela Coordenação do EPLLI. Só serão revisadas as provas dos candidatos cuja justificativa tenha sido deferida pela coordenação.

Do calendário:

EDIÇÃO

(08h às 18h)

DEFERIMENTOS
(até às 18h)
PROVA
(14h às 16h)
RESULTADO
(até às 18h)
RECURSO
(08h às 18h)

RESULTADO FINAL1

Alunos UFC – 2020.1

05 e 06/03/2020

17/04/2020 15/05/2020 22/06/2020 23/06/2020

26/06/2020

Alunos Externos – 2020.1

12 e 13/03/2020

17/04/2020 22/05/2020 22/06/2020 23/06/2020

26/06/2020

1O resultado final não será publicado no site das CCE. Desse modo, será informado apenas via SiGAEP.

Fonte: Casa de Cultura Britânica – Fone: 3366.7640