Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Casas de Cultura Estrangeira

Área do conteúdo

Matrícula de alunos veteranos 2025.1

Data da publicação: 16 de setembro de 2024 Categoria: Coordenadoria Geral, Cultura Alemã, Cultura Britânica, Cultura Francesa, Cultura Hispânica, Cultura Italiana, Cultura Portuguesa, Notícias

O aluno veterano que foi aprovado e é isento do pagamento da taxa de matrícula, deve comprovar a isenção até o dia 13 de março, preenchendo formulário específico. A secretaria de sua Casa de Cultura verificará o comprovante e confirmará a matrícula.

Todos os veteranos aprovados serão matriculados no mesmo horário cursado em 2024.2, com exceção dos alunos de turmas extintas.

A troca de turma será possível somente no período de ajuste de matrícula, que acontece nas duas primeiras semanas de aula.

Isentos* 12 e 13 de março
Pagantes** 21 a 24 de março (via FASTEF)

*Comprovação da isenção
Clique aqui para saber as hipóteses de isenção e documentos necessários.

Os alunos isentos precisam comprovar a isenção até o dia 13 de março, preenchendo o formulário de comprovação de isenção:

  • Formulário de comprovação de isenção da Casa de Cultura Alemã
  • Formulário de comprovação de isenção da Casa de Cultura Britânica
  • Formulário de comprovação de isenção da Casa de Cultura Francesa
  • Formulário de comprovação de isenção da Casa de Cultura Hispânica
  • Formulário de comprovação de isenção da Casa de Cultura Italiana
  • Formulário de comprovação de isenção da Casa de Cultura Portuguesa
  • Formulários de comprovação de isenção do Cursos de Libras

 

**Pagamento da taxa de matrícula (boleto) – FASTEF

O pagamento da taxa de matrícula dos veteranos aprovados deve ser feito junto à Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (FASTEF).

O boleto da taxa de matrícula estará disponível, nos dias 21 a 24 de março, no site da FASTEF, na aba CURSOS ou diretamente no link www.sistemasfastef.ufc.br/CursosEventos/GUI/PortalInscrito.aspx

  • O aluno deverá clicar em RECUPERAR SENHA e informar seu CPF.
  • Realizar o login com o CPF e com a senha informada no e-mail.
  • Completar o cadastro e baixar o boleto no ACOMPANHAMENTO FINANCEIRO.

Caso o(a) aluno(a) não consiga emitir o boleto, deve solicitar a segunda via por meio do telefone/WhatsApp 85991773788 ou e-mail cursos@fastef.ufc.br, informando nome completo e CPF.

A data de vencimento do boleto é 24 de março.

Não será permitida matrícula ou pagamento de boleto fora dos prazos previstos.

 

MATRÍCULA DOS VETERANOS REPROVADOS, AFASTADOS e ATRASADOS

Atenção, o preenchimento das vagas neste período será por ordem de inscrição.

O aluno deve preencher o formulário de pedido de matrícula no dia 31 de março, indicado as opções de turma por ordem de preferência.

Após preencher o formulário, o aluno pagante deverá, no dia 07 de abril, acessar o site da Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (FASTEF) para gerar o boleto de pagamento da taxa de matrícula.

O boleto da taxa de matrícula estará disponível, no dia 07 de abril, no site da FASTEF, na aba CURSOS ou diretamente no link www.sistemasfastef.ufc.br/CursosEventos/GUI/PortalInscrito.aspx

  • O aluno deverá clicar em RECUPERAR SENHA e informar seu CPF.
  • Realizar o login com o CPF e com a senha informada no e-mail.
  • Completar o cadastro e baixar o boleto no ACOMPANHAMENTO FINANCEIRO.

Caso o aluno não consiga emitir o boleto, deve solicitar a segunda via por meio do telefone/WhatsApp 85991773788 ou e-mail cursos@fastef.ufc.br, informando nome completo e CPF.

A data de vencimento do boleto é 08 de abril.

Os isentos‌ ‌devem‌ ‌anexar‌ ‌a‌ ‌comprovação‌ ‌de‌ ‌isenção‌ ‌no‌ ‌próprio‌ ‌formulário‌ ‌de‌ ‌pedido‌ ‌de‌ ‌matrícula. A secretaria de sua casa de cultura verificará o comprovante e confirmará a matrícula.

*Reprovados, **afastados e ***atrasados 31 de março
  • *Reprovados são os alunos reprovados em 2024.2 e que não tenham sido reprovados em 2024.1.
  • **Afastados são os alunos que foram aprovados em 2024.1, mas não se matricularam em 2024.2.
  • ***Atrasados são os veteranos aprovados que não se matricularam no período de 12 a 24 de março.

Formulários de pedido de matrícula para reprovados, afastados e atrasados da Casa de Cultura Alemã:

Formulários de pedido de matrícula para reprovados, afastados e atrasados da Casa de Cultura Britânica:

Formulários de pedido de matrícula para reprovados, afastados e atrasados da Casa de Cultura Francesa:

Formulários de pedido de matrícula para reprovados, afastados e atrasados da Casa de Cultura Hispânica:

  • Semestre 2 (A1S2) – curso presencial
  • Semestre 3 (A2S1) – curso presencial
  • Semestre 4 (B1S1) – curso presencial
  • Semestre 5 (B1S2) – curso presencial
  • Semestre 6 (B2S1) – curso presencial
  • Semestre 7 (B2S2) – curso presencial
  • Espanhol para não residentes em Fortaleza A2S1 (ELE A2S1) – curso online
  • Espanhol para não residentes em Fortaleza B1S1 (ELE B1S1) – curso online
  • Espanhol Intensivo B1 – curso presencial

Formulários de pedido de matrícula para reprovados, afastados e atrasados da Casa de Cultura Italiana:

 

Formulários de pedido de matrícula para reprovados, afastados e atrasados da Casa de Cultura Portuguesa:

  • Curso Básico de Português

Formulários de pedido de matrícula para reprovados, afastados e atrasados do Curso de Libras:

INÍCIO DAS AULAS

As aulas terão início em 14 de abril de 2025.

A troca de turma será possível somente no período de ajuste de matrícula, que acontece nas duas primeiras semanas de aula.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo