Matrícula de alunos veteranos 2025.2
Data da publicação: 19 de julho de 2025 Categoria: Coordenadoria Geral, Cultura Alemã, Cultura Britânica, Cultura Francesa, Cultura Hispânica, Cultura Italiana, Cultura Portuguesa, LIBRAS, NotíciasO aluno veterano que foi aprovado e é isento do pagamento da taxa de matrícula, deve comprovar a isenção até o dia 11 de agosto, preenchendo formulário específico. A secretaria de sua Casa de Cultura verificará o comprovante e confirmará a matrícula.
Todos os veteranos aprovados serão matriculados no mesmo horário cursado em 2025.1, com exceção dos alunos de turmas extintas.
A troca de turma será possível somente no período de ajuste de matrícula, que acontece nas duas primeiras semanas de aula.
Isentos* | 8 a 11 de agosto |
Pagantes** | 20 e 21 de agosto (via FASTEF) |
–
*Comprovação da isenção
Clique aqui para saber as hipóteses de isenção e documentos necessários.
Os alunos isentos precisam comprovar a isenção até o dia 11 de agosto, preenchendo o formulário de comprovação de isenção:
- Formulário de comprovação de isenção da Casa de Cultura Alemã
- Formulário de comprovação de isenção da Casa de Cultura Britânica
- Formulário de comprovação de isenção da Casa de Cultura Francesa
- Formulário de comprovação de isenção da Casa de Cultura Hispânica
- Formulário de comprovação de isenção da Casa de Cultura Italiana
- Formulário de comprovação de isenção da Casa de Cultura Portuguesa
- Formulários de comprovação de isenção do Cursos de Libras
**Pagamento da taxa de matrícula (boleto) – FASTEF
O pagamento da taxa de matrícula dos veteranos aprovados deve ser feito junto à Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (FASTEF).
O boleto da taxa de matrícula estará disponível para emissão a partir das 8:00 do dia 20 de agosto até as 17:00 do dia 21 de agosto, no site da FASTEF, na aba CURSOS – CASAS DE CULTURA, ou diretamente através do link https://matricula.fastef.adsr.com.br/login.
- Para gerar o boleto, o aluno deve clicar em PRIMEIRO ACESSO, pois houve troca de sistema. Após isso, o aluno deverá informar os dados solicitados para criar o acesso e emitir o boleto de pagamento.
Caso o(a) aluno(a) não consiga emitir o boleto, deve solicitar a segunda via por meio do telefone/WhatsApp 85991773788 ou e-mail cursos@fastef.ufc.br, informando nome completo e CPF.
A data de vencimento do boleto é 22 de agosto.
Não será permitida matrícula ou pagamento de boleto fora dos prazos previstos.
MATRÍCULA DOS VETERANOS REPROVADOS, AFASTADOS e ATRASADOS
Atenção, o preenchimento das vagas neste período será por ordem de inscrição.
O aluno deve preencher o formulário de pedido de matrícula no dia 29 de agosto, indicado as opções de turma por ordem de preferência.
Após preencher o formulário, o aluno pagante deverá, no dia 5 de setembro, acessar o site da Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (FASTEF) para gerar o boleto de pagamento da taxa de matrícula.
O boleto da taxa de matrícula estará disponível para emissão no dia 5 de setembro (das 8:00 às 17:00) no site da FASTEF, na aba CURSOS – CASAS DE CULTURA ou diretamente no link https://matricula.fastef.adsr.com.br/login
- Para gerar o boleto, o aluno deve clicar em PRIMEIRO ACESSO, pois houve troca de sistema. Após isso, o aluno deverá informar os dados solicitados para criar o acesso e emitir o boleto de pagamento.
Caso o aluno não consiga emitir o boleto, deve solicitar a segunda via por meio do telefone/WhatsApp 85991773788 ou e-mail cursos@fastef.ufc.br, informando nome completo e CPF.
A data de vencimento do boleto é 8 de setembro.
Os reprovados não têm direito à isenção.
Os isentos devem anexar a comprovação de isenção no próprio formulário de pedido de matrícula. A secretaria de sua casa de cultura verificará o comprovante e confirmará a matrícula.
*Reprovados, **afastados e ***atrasados | 29 de agosto |
- *Reprovados são os alunos reprovados em 2025.1 e que não tenham sido reprovados em 2024.2.
- **Afastados são os alunos que foram aprovados em 2024.2, mas não se matricularam em 2025.1.
- ***Atrasados são os veteranos aprovados que não se matricularam no período de 8 a 21 de agosto.
—
Formulários de pedido de matrícula para reprovados, afastados e atrasados da Casa de Cultura Alemã:
—
Formulários de pedido de matrícula para reprovados, afastados e atrasados da Casa de Cultura Britânica:
—
Formulários de pedido de matrícula para reprovados, afastados e atrasados da Casa de Cultura Francesa:
—
Formulários de pedido de matrícula para reprovados, afastados e atrasados da Casa de Cultura Hispânica:
- Semestre 2 (A1S2) – curso presencial
- Semestre 3 (A2S1) – curso presencial
- Semestre 4 (B1S1) – curso presencial
- Semestre 5 (B1S2) – curso presencial
- Semestre 6 (B2S1) – curso presencial
- Semestre 7 (B2S2) – curso presencial
- Espanhol para não residentes em Fortaleza S2 (ELE A1S2) – online
- Espanhol para não residentes em Fortaleza S4 (ELE A2S2) – online
- Espanhol para não residentes em Fortaleza S6 (ELE B1S2) – online
- Espanhol Intensivo B2 (ELE B2 INTENSIVO) – presencial
—
Formulários de pedido de matrícula para reprovados, afastados e atrasados da Casa de Cultura Italiana:
- A1-S2 (2º Semestre)
- A2-S1 (3ºSemestre)
- A2-S2 (4ºSemestre)
- B1-S1 (5º Semestre)
- B1-S2 (6º Semestre)
- B2-S1 (7ºSemestre)
Formulários de pedido de matrícula para reprovados, afastados e atrasados da Casa de Cultura Portuguesa:
- Curso Básico de Português
—
Formulários de pedido de matrícula para reprovados, afastados e atrasados do Curso de Libras:
—
INÍCIO DAS AULAS
As aulas terão início em 15 de setembro de 2025.
A troca de turma será possível somente no período de ajuste de matrícula, que acontece nas duas primeiras semanas de aula.