Matrícula de alunos veteranos 2026.1
Data da publicação: 18 de setembro de 2025 Categoria: Coordenadoria Geral, Cultura Alemã, Cultura Britânica, Cultura Francesa, Cultura Hispânica, Cultura Italiana, Cultura Portuguesa, LIBRAS, NotíciasMATRÍCULA DOS VETERANOS APROVADOS
Todos os veteranos aprovados serão matriculados no mesmo horário cursado em 2025.2, com exceção dos alunos de turmas extintas.
Isentos* | 4 a 6 de fevereiro |
O aluno veterano que foi aprovado e é isento do pagamento da taxa de matrícula, deve comprovar a isenção até o dia 6 de fevereiro, preenchendo formulário específico.
*Clique aqui para saber os casos de isenção e documentos necessários para comprovação.
- Formulário de comprovação de isenção da Casa de Cultura Alemã
- Formulário de comprovação de isenção da Casa de Cultura Britânica
- Formulário de comprovação de isenção da Casa de Cultura Francesa
- Formulário de comprovação de isenção da Casa de Cultura Hispânica
- Formulário de comprovação de isenção da Casa de Cultura Italiana
- Formulário de comprovação de isenção da Casa de Cultura Portuguesa
- Formulários de comprovação de isenção do Cursos de Libras
–
Pagantes** | 19 e 20 de fevereiro (via FASTEF) |
O aluno veterano que foi aprovado e é pagante, deve seguir o passo a passo a seguir para gerar o boleto de pagamento da taxa de matrícula:
**Pagamento da taxa de matrícula (boleto) – FASTEF
O pagamento da taxa de matrícula dos veteranos aprovados deve ser feito junto à Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (FASTEF).
O boleto da taxa de matrícula estará disponível para emissão a partir das 8:00 do dia 19 de fevereiro até as 17:00 do dia 20 de fevereiro, no site da FASTEF, na aba CURSOS – CASAS DE CULTURA, ou diretamente através do link https://matricula.fastef.adsr.com.br/login.
- O aluno deverá acessar o sistema com seu login e senha já cadastrados para emitir o boleto. Caso seja a primeira vez que acesse esse sistema, clique em PRIMEIRO ACESSO e preencha os dados solicitados para seguir com a retirada do boleto.
-
- Caso o(a) aluno(a) não consiga emitir o boleto, deve solicitar a segunda via por meio do telefone/WhatsApp 85991773788 ou e-mail cursos@fastef.ufc.br, informando nome completo e CPF.
-
A data de vencimento do boleto é 20 de fevereiro.
Não será permitida matrícula ou pagamento de boleto fora dos prazos estabelecidos.
–
MATRÍCULA DOS VETERANOS REPROVADOS, AFASTADOS e ATRASADOS
*Reprovados, **afastados e ***atrasados | 26 de fevereiro |
- *Reprovados são os alunos reprovados em 2025.2 e que não tenham sido reprovados em 2025.1.
- **Afastados são os alunos que foram aprovados em 2025.1, mas não se matricularam em 2025.2.
- ***Atrasados são os veteranos aprovados que não se matricularam no período de 4 a 20 de fevereiro.
Atenção, o preenchimento das vagas neste período será por ordem de inscrição.
O aluno deve preencher o formulário de pedido de matrícula no dia 26 de fevereiro, indicado as opções de turma por ordem de preferência.
Após preencher o formulário, o aluno pagante deverá, no dia 2 de março, acessar o site da Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (FASTEF) para gerar o boleto de pagamento da taxa de matrícula.
O boleto da taxa de matrícula estará disponível para emissão no dia 5 de março (das 8:00 às 17:00) no site da FASTEF, na aba CURSOS – CASAS DE CULTURA ou diretamente no link https://matricula.fastef.adsr.com.br/login
- O aluno deverá acessar o sistema com seu login e senha já cadastrados para emitir o boleto. Caso seja a primeira vez que acesse esse sistema, clique em PRIMEIRO ACESSO e preencha os dados solicitados para seguir com a retirada do boleto.
-
- Caso o aluno não consiga emitir o boleto, deve solicitar a segunda via por meio do telefone/WhatsApp 85991773788 ou e-mail cursos@fastef.ufc.br, informando nome completo e CPF.
-
A data de vencimento do boleto é 6 de março.
Os reprovados não têm direito à isenção.
Os isentos devem anexar a comprovação de isenção no próprio formulário de pedido de matrícula. A secretaria de sua casa de cultura verificará o comprovante e confirmará a matrícula.
—
Formulários de pedido de matrícula para reprovados, afastados e atrasados da Casa de Cultura Alemã:
- [disponíveis em breve]
—
Formulários de pedido de matrícula para reprovados, afastados e atrasados da Casa de Cultura Britânica:
- [disponíveis em breve]
—
Formulários de pedido de matrícula para reprovados, afastados e atrasados da Casa de Cultura Francesa:
- [disponíveis em breve]
—
Formulários de pedido de matrícula para reprovados, afastados e atrasados da Casa de Cultura Hispânica:
- [disponíveis em breve]
—
Formulários de pedido de matrícula para reprovados, afastados e atrasados da Casa de Cultura Italiana:
- [disponíveis em breve]
Formulários de pedido de matrícula para reprovados, afastados e atrasados da Casa de Cultura Portuguesa:
- [disponíveis em breve]
—
Formulários de pedido de matrícula para reprovados, afastados e atrasados do Curso de Libras:
- [disponíveis em breve]
—
INÍCIO DAS AULAS
As aulas terão início em 16 de março de 2026.
A troca de turma será possível somente no período de ajuste de matrícula, que acontece nas duas primeiras semanas de aula.