Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Casas de Cultura Estrangeira

Área do conteúdo

Matrícula de alunos veteranos 2024.1

Data da publicação: 9 de fevereiro de 2024 Categoria: Coordenadoria Geral, Notícias

O aluno veterano que foi aprovado e é pagante deve acessar o SIGAA no período de 24 a 25 de janeiro, emitir sua GRU e pagá-la no Banco do Brasil (agências ou aplicativo) até a data de vencimento. A matrícula somente será confirmada pelo SIGAA após o pagamento da GRU, que leva em torno de 4 dias úteis para ser processada.

O aluno veterano que foi aprovado e é isento do pagamento da taxa de matrícula deve comprovar a isenção até 23 de janeiro, preenchendo formulário específico. A secretaria de sua casa de cultura verificará o comprovante e confirmará a matrícula.

Todos os veteranos aprovados serão matriculados no mesmo horário cursado em 2023.2, com exceção dos alunos de turmas extintas.

A troca de turma será possível somente no período de ajuste de matrícula, que acontece nas duas primeiras semanas de aula.

Isentos* 22 e 23 de janeiro
Pagantes** 24 e 25 de janeiro

*Comprovação da isenção
Clique aqui para saber as hipóteses de isenção e documentos necessários.

Os alunos isentos precisam comprovar a isenção até o dia 23 de janeiro, preenchendo o formulário de comprovação de isenção [links em breve]:

**Pagamento da taxa de matrícula (GRU) 

O vencimento da GRU (para alunos veteranos aprovados em 2023.2) será no dia 26 de janeiro. A GRU pode ser gerada de duas maneiras (clique no link para acessar o passo a passo):

  1. Através do portal discente do SIGAA
  2. Através do portal público.

Acompanhamento da matrícula

Uma vez paga a GRU ou comprovada a isenção, é possível acompanhar o status da requisição de matrícula de duas maneiras (clique no link para acessar o passo a passo):

    1. Através do portal discente do SIGAA
    2. Através do portal público.

 

MATRÍCULA DOS VETERANOS REPROVADOS, AFASTADOS e ATRASADOS

Atenção, o preenchimento das vagas neste período será por ordem de inscrição.

O aluno deve preencher o formulário de pedido de matrícula no período de 15 a 16 de fevereiro, indicado as opções de turma por ordem de preferência.

Após preencher o formulário, o aluno pagante deverá acessar o SIGAA no dia 20 de fevereiro, gerar a GRU e pagá-la no Banco do Brasil (agências ou aplicativo) até a data de vencimento. A matrícula somente será confirmada pelo SIGAA após o pagamento da GRU, que leva em torno de 4 dias úteis para ser processada.

Os isentos‌ ‌devem‌ ‌anexar‌ ‌a‌ ‌comprovação‌ ‌de‌ ‌isenção‌ ‌no‌ ‌próprio‌ ‌formulário‌ ‌de‌ ‌pedido‌ ‌de‌ ‌matrícula. A secretaria de sua casa de cultura verificará o comprovante e confirmará a matrícula.

*Reprovados, **afastados e ***atrasados 15 e 16 de fevereiro
  • *Reprovados são os alunos reprovados em 2023.2 e que não tenham sido reprovados em 2023.1.
  • **Afastados são os alunos que foram aprovados em 2023.1, mas não se matricularam em 2023.2.
  • ***Atrasados são os veteranos aprovados que não se matricularam no período de 22 a 25 de janeiro.

Formulários de pedido de matrícula para reprovados, afastados e atrasados da Casa de Cultura Alemã:

Formulários de pedido de matrícula para reprovados, afastados e atrasados da Casa de Cultura Britânica:

Formulários de pedido de matrícula para reprovados, afastados e atrasados da Casa de Cultura Francesa:

Formulários de pedido de matrícula para reprovados, afastados e atrasados da Casa de Cultura Hispânica:

Formulários de pedido de matrícula para reprovados, afastados e atrasados da Casa de Cultura Italiana:

Formulários de pedido de matrícula para reprovados, afastados e atrasados da Casa de Cultura Portuguesa:

Formulários de pedido de matrícula para reprovados, afastados e atrasados do Curso de Libras:

 

Comprovação da isenção

Clique aqui para saber as hipóteses de isenção e documentos necessários.
Os isentos‌ ‌devem‌ ‌anexar‌ ‌a‌ ‌comprovação‌ ‌de‌ ‌isenção‌ ‌no‌ ‌próprio‌ ‌formulário‌ ‌de‌ ‌pedido‌ ‌de‌ ‌matrícula.

Pagamento da taxa de matrícula (GRU) 

Após preencher o formulário, o aluno pagante deverá acessar o SIGAA no dia 20 de fevereiro, gerar a GRU e pagá-la no Banco do Brasil (agências ou aplicativo) até a data de vencimento. A matrícula somente será confirmada pelo SIGAA após o pagamento da GRU, que leva em torno de 4 dias úteis para ser processada.

O vencimento da GRU (para alunos veteranos reprovados, afastados e atrasados) será no dia 21 de fevereiro.

A GRU pode ser gerada de duas maneiras (clique no link para acessar o passo a passo):

  1. Através do portal discente do SIGAA
  2. Através do portal público.

Acompanhamento da matrícula

Uma vez paga a GRU ou comprovada a isenção, é possível acompanhar o status da requisição de matrícula de duas maneiras (clique no link para acessar o passo a passo):

  1. Através do portal discente do SIGAA
  2. Através do portal público.

INÍCIO DAS AULAS

As aulas terão início em 04 de março de 2023.

A troca de turma será possível somente no período de ajuste de matrícula, que acontece nas duas primeiras semanas de aula.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo