Teste de Nível – Programa de Estudo Português

PORTUGUÊS II

Texto: interpretação, vocabulário e referência.

Gramática: estrutura das palavras (radical, vogal temática, tema, desinências e afixos); classes de palavras (substantivos, adjetivos, artigos, pronomes, numerais, advérbios e preposições); semântica.

PORTUGUÊS III

Texto: interpretação, vocabulário e referência.

Gramática: verbos; análise sintática do período simples; funções do “se”; semântica.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Almeida, Nilson Teixeira de. Gramática da Língua Portuguesa para Concursos … Conforme nova ortografia. c/cd Áudio – Ed. Saraiva. 9ª Ed. 2009.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

• Almeida, Nilson Teixeira de. Regência verbal e nominal. São Paulo: Atual, 1988.
  • Bechara, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa – Atualizada pelo Novo Acordo Ortográfico. 37ª Ed. Editora: Lucerna, 2009.
  • Bechara, Evanildo. Gramática Escolar da Língua Portuguesa – Nova Ortografia, Editora: Nova Fronteira, 2010.
  • Carone, Flávia de Barros. Morfossintaxe. São Paulo: THOMSON PIONEIRA, 6ª Edição – 1998.
  • Cegalla, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa – Novo Acordo Ortográfico – 48ª ed., Editora: Nacional, 2009.
  • Cintra, Lindley; Cunha, Celso. Nova Gramática do Português Contemporâneo de acordo com a Nova Ortografia – 5ª Ed. – Editora: Lexikon Editorial, 2009.
  • Favero, Leonor L. Coesão e coerência textuais. São Paulo, Ática, 11ª ed. 2006.
  • Fernandes, Francisco. Dicionário de verbos e regimes. Porto Alegre: Globo, 44ª Edição – 2003.
  • Fernandes, Francisco. Dicionário de regimes de substantivos e adjetivos. 26ª ed. Porto Alegre: Globo, 2001.
  • Garcia, Othon Moacyr. Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2010.
  • Guimarães, Elisa. A articulação do texto. 10ª ed. São Paulo: Ática, 2007.
  • Luft, Celso Pedro. A vírgula – Considerações sobre o seu ensino e o seu emprego. São Paulo: Ática, 1996.
  • Luft, Celso Pedro. Dicionário Prático de Regência Verbal – Nova Ortografia. Ática, 9ª edição, 2010.
  • Luft, Celso Pedro. Dicionário Prático de Regência Nominal – Nova Ortografia. 5ª Ed. Ática. 2010.
  • Macambira, José Rebouças. A estrutura morfo-sintática do português. 9ª edição, 1999.
  • Mazzarotto, Luiz Fernando; Camargo, Davi Dias, Soares, Ana Maria Herrera. Novo Manual de Redação –
  • Guia Prático da Língua Portuguesa. Editora DCL, 1ª Edição – 2010.
  • Regis, Herman Wagner de Freitas. Produção Textual no Ensino Médio: Técnica de redação, produção de texto, temas de redação dos exames vestibulares. Fortaleza: Prêmios Editora, 2000.
  • Sena, Décio. As Últimas do Português, análise sintática. v.4 ed. 4 / 2010.
  • Sena, Décio. Português – Provas Comentadas do Cespe / UNB. 4ª ed. Editora: Impetus. 2010.
  • Yousseff, Samira Campedelli; Souza, Jesus Barbosa de. Gramática do Texto. 1° ed., Saraiva, 1999.