Área do cabeçalho
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Casas de Cultura Estrangeira

Área do conteúdo

Sobre o Teste

 

1. O EXAME DE PROFICIÊNCIA LEITORA EM LÍNGUA INGLESAEPLLI avalia se o candidato é capaz de ler e compreender um texto em língua inglesa e, por isso, a prova não é elaborada para uma área específica. Desse modo, é possível que candidatos das áreas de Exatas e Humanas sejam submetidos ao mesmo modelo de prova.

2. As datas e procedimentos para inscrição no exame, datas de publicação dos resultados, datas de solicitação de revisão de nota e outras etapas que constem no calendário das aplicações serão divulgadas no sítio das Casas de Cultura Estrangeira e disponibilizadas no sítio do EPLLI, após liberação do calendário de aplicações pela coordenação do EPLLI.

3. A inscrição, a liberação do resultado, os pedidos de revisão de nota e a disponibilização da declaração de proficiência dos aprovados ocorrerão através do Sistema de Gerenciamento e Administração dos Exames de Proficiência (SiGAEP). É de responsabilidade do candidato a inscrição e o acompanhamento de todas as informações divulgadas, bem como dos dados informados no cadastro inicial do SiGAEP e na inscrição de cada exame.

4. A prova constará de um texto informativo, em língua inglesa, de 500 a 700 palavras, 10 (dez) questões objetivas, com quatro itens em que apenas um será considerado correto, e uma questão de tradução de um excerto do texto alvo da prova. Além do texto, os enunciados e as alternativas a, b, c, e d serão redigidos em língua inglesa. A prova terá duração de 1h (uma hora) e será permitido o uso de dicionário monolingue ou bilíngue impresso. Dicionários eletrônicos não serão permitidos.

5. É garantido ao candidato o direito de requerer uma única revisão de prova e apenas em caso de reprovação, dentro do prazo máximo de 2 anos, que é o tempo em que a coordenação do EPLLI manterá o exame do candidato em arquivo. Entretanto, não será permitido ao solicitante vistas à prova, uma vez que as provas são reutilizadas em mais de uma aplicação.

6. Para a certificação do candidato é necessário obter nota igual ou superior a 7,0 (sete).

7. As declarações dos aprovados terão validade de dois anos e serão emitidas pela Casa de Cultura Britânica, através do SiGAEP. Caberá ao candidato aprovado fazer o download da declaração e enviá-la ao seu Programa de Pós-Graduação.

Acessar Ir para o topo