Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Casas de Cultura Estrangeira

Área do conteúdo

Apresentação e Histórico

A Casa de Cultura Italiana (CCI), criada em 27 de dezembro de 1963, de acordo com a resolução do Conselho Universitário, integra o conjunto de Casas de Cultura Estrangeira do Centro de Humanidades que constituem, em número de alunos, o mais amplo programa extensionista da Universidade Brasileira.

O Curso de Língua Italiana oferecido pela CCI tem como objetivo principal habilitar o aluno a comunicar-se de forma oral e escrita, levando em consideração as particularidades culturais e gramaticais que envolvem a  língua italiana. Nosso curso, Em consonância com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, apresenta-se com a seguinte distribuição de níveis e semestres:

A

(básico)

A1

(iniciante)

Semestre 1 (S1)
Semestre 2 (S2)

A2

(básico)

S1
S2

B

(independente)

B1

(intermediário)

S1
S2

B2

(usuário independente)

S1
S2

 

Existem três formas de ingresso na CCI:

A1/S1: através de concurso público promovido semestralmente pela UFC cujas regras são apresentadas em edital.

TESTE DE NÍVEL: realizado semestralmente de acordo com a existência de vagas remanescentes cujas regras são apresentadas em edital.

A partir da sua fundação até hoje, a Casa de Cultura Italiana foi dirigida pelos seguintes professores: Hesíodo de Queiroz Facó, Joaquim Cordeiro Albano, Acúrcio Barroso Filho, Marco Alajmo, Luciano Alamprese, Albertina Letizia Boteli Misici, Ana Cristina Frota de Holanda Téofilo, Cláudia Maria Silva Freire, Ana Maria Oliveira Soares e Lívia de Lima Mesquita. Atualmente a CCI encontra-se sob a coordenação da professora Nara Jaqueline Avelar Brito.

Acessar Ir para o topo