Casa de Cultura Portuguesa (CCP) abre inscrições para o curso de português para estrangeiros 2022.1

Data de publicação: 19 de fevereiro de 2022. Categoria: Cultura Portuguesa

O Núcleo de Ensino e Pesquisa em Português para Estrangeiros (NUEPPE) da Casa de Cultura Portuguesa (CCP) da Universidade Federal do Ceará recebe, no período de 21/02 a 25/02, inscrições para o “Curso de Português para Estrangeiros: língua e cultura brasileira”, semestre letivo de 2022.1. Para realizar a inscrição, os interessados devem acessar o formulário eletrônico disponível no site do curso: https://ple.ufc.br/pt/ ou diretamente neste link.

Para estudantes iniciantes, são ofertadas 60 vagas no Semestre I (nível A1.1), distribuídas em dois horários:

– Semestre I A (Nível A1.1) – segunda e quarta, das 10h às 12h (Nível A1.1) – Curso presencial.

– Semestre I B (Nível A1.1) – terça e quinta, das 18h às 20h (Nível A1.1) – Curso online.

Já para os estudantes de outros níveis, serão ofertadas 180 vagas distribuídas em seis turmas com 30 vagas em cada uma delas. Em cada turma, são reservadas 10 vagas para estudantes novatos e 20 para veteranos:

– Semestre II A (Nível A1.2) – segunda e quarta, das 10h às 12h (Nível A1.2) – Curso online.

– Semestre II B (Nível A1.2) – terça e quinta, das 18h às 20h (Nível A1.2) – Curso presencial.

– Semestre III (Nível A2.1) – terça e quinta, das 18h às 20h (Nível A2.1) – Curso presencial.

– Semestre IV (Nível A2.2) – terça e quinta, das 18h às 20h (Nível A2.2) – Curso online.

– Semestre V (Nível B1.1) – segunda e quarta, das 18h às 20h (Nível B1.1) – Curso online.

– Semestre VI (Nível B1.2)- terça e quinta, das 18h às 20h (Nível B1.2) – Curso online.

Para se inscrever nesses últimos semestres (II, III, IV, V e VI), o estudante precisa já ter concluído um nível anterior e enviar via formulário um documento de comprovação de nível. Ao todo, são ofertadas 240 vagas.

O processo de inscrição é online via preenchimento de formulário de inscrição disponível neste link. Além do comprovante de nível, será necessário anexar a cópia do passaporte (somente da página com a foto). Esse documento também será necessário para a inscrição no Semestre I.

O curso e o material didático são gratuitos. Ao final, os estudantes aprovados receberão certificado de 64 horas/aulas emitido pela Pró-Reitoria de Extensão da UFC. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição respeitando as reservas de vagas para veteranos e novatos. No dia 03/03, a partir das 14h, será divulgado no site (https://ple.ufc.br/pt/) a lista dos estudantes classificados para cada turma bem como a lista dos classificáveis.

INÍCIO DAS AULAS – As aulas têm previsão de início para o dia 21 de março para as turmas de segundas e quartas-feiras e 22 de março para as turmas de terças e quintas-feiras.

Maiores informações: ple@ufc.br

Siga nosso perfil no Instagram: @nueppe