Mensagem às alunas e alunos da CCF

Data de publicação: 6 de junho de 2021. Categoria: Cultura Francesa, Notícias

Mensagem a alunas e alunos da Casa de Cultura Francesa da UFC.

Queridas alunas, queridos alunos,

Esperamos que estejam bem, apesar do contexto difícil. Depois de um primeiro ano em que enfrentamos desafios em vários âmbitos, reiniciaremos em 07 de junho o primeiro semestre de 2021. E reiniciaremos mais uma vez de forma remota, apesar de estarmos mais perto de quebrar a distância necessária que a pandemia vem nos impondo.

Desde o início, nossas atividades tiveram como parâmetro o Plano Pedagógico de Emergência elaborado pela UFC cuja pedra angular era “a flexibilização, e todos os seus direcionamentos respeitam as peculiaridades das Unidades Acadêmicas e dos componentes curriculares”. (p. 09). Embora o referido projeto tenha sido elaborado para o ano de 2020, nossas atividades em 2021 continuarão levando em conta esses parâmetros, e também aqueles propostos no projeto “Ser de Humanas na Pandemia”, elaborado pela comunidade do CH como forma de enfrentar o atual momento e que ressalta 6 eixos: 1) adaptação das disciplinas; 2) cuidado com o outro; 3) desenvolvimento das atividades: 4) acompanhamento das atividades; 5) avaliação do desempenho; 6) fechamento das disciplinas. Há ainda a Portaria nº 101, de 28 de abril de 2021, oriunda da Reitoria, que ressalta a importância de se ter em conta a excepcionalidade didática do momento que atravessamos.

Nesse sentido, nossos cursos serão ministrados tendo em conta as sensibilidades de cada turma. Cada professora, cada professor discutirá com seus alunos a melhor forma de, dentro das 64 horas regulamentares, desenvolver as competências – nosso norte fundamental – que dizem respeito a cada curso, a cada semestre, a cada nível de estudo de francês.

A nossa Casa de Cultura Francesa continuará unindo esforços para que todas e todos possam continuar a ter acesso ao estudo de língua e cultura francesa oferecido pela nossa Casa, inclusive acolhendo aquelas e aqueles que se viram obrigados a abandonar seu curso.

Casa de Cultura Francesa