Semana da língua alemã 04/04 – 10/04/2019

Data de publicação: 3 de abril de 2019. Categoria: Coordenadoria Geral, Cultura Alemã, ProLíngua

Partindo da ideia de que uma língua abre portas para entender melhor a cultura de outros países, as Embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça – em cooperação com seus consulados e parceiros culturais no Brasil – realizam entre os dias 05 e 14 de abril a quarta edição da Semana da Língua Alemã.
A iniciativa realizará mais de 800 eventos em todo o Brasil, incluindo exibição de filmes, aulas demonstrativas de alemão, workshops, oficinas de teatro, atividades para crianças e apresentações musicais. O objetivo é oferecer ao público a oportunidade de conhecer a beleza e a diversidade do idioma alemão.
Um dos objetivos da Semana da Língua Alemã é despertar o interesse dos brasileiros para o idioma. O alemão é a língua mais falada na Europa. Sendo assim, o evento pretende tornar o idioma, que facilita o acesso à cultura, tecnologia, ciência e inovação europeia, mais conhecido e popular para os brasileiros.
A cada ano, mais pessoas se interessam em aprender o alemão. O domínio dessa língua é uma grande vantagem no mercado de trabalho. Outro objetivo da Semana da Língua Alemã é mostrar que vale a pena aprender alemão e que é mais fácil do que muitas pessoas imaginam. Hoje, 135 mil brasileiros já o fazem.
O idioma também é importante nas ciências. Saber alemão torna muitas obras literárias e filosóficas acessíveis – como Goethe, Schiller, Thomas Mann, Max Frisch, Immanuel Kant, Hegel ou Sigmund Freud.
Será um prazer recebê-los nos eventos da Semana da Língua Alemã! Herzlich willkommen!

PREISAUSSCHREIBUNG – WETTBEWERB
Deutsche Sprache – Lieblingswörter in der deutschen Sprache – Was gefällt dir gut und was nicht?.
Schreibe einen kleinen Aufsatz auf Deutsch von maximal einer A4-Seite mit deinen Worten bis zum 6. April 2019. Erzähle allgemein, was dir zur deutschen Sprache einfällt und deine persönliche Erfahrung beim Erlernen mit allen Freuden und Schwierigkeiten.
Mail an: consulaustria@gmail.com
Elfriede Reinhilde Lima
Cônsul Honorário da Áustria

Programação da Casa de Cultura Alemã

WORKSHOP DE TRADUÇÃO: CARTAS DE SOBREVIVENTES DO HOLOCAUSTO. Com Carina Schumann.
04/04 & 09/04/2019 das 18h00 ás 20h00
Casa de Cultura Alemã: Sala 05
Inscrição até 03/04/2019. E-mail: daadcultural@hotmail.com

WORKSHOP: ROMANCES DE MULHERES DURANTE O NAZISMO. Com Claudia Dudziak Cavalcante Lopes.
09/04/2019 das 14h00 ás 16h00
Casa de Cultura Alemã: Sala 01

PROJEÇÂO E RODA DE CONVERSA.
Com a participação dos Representantes dos Consulados Honorários Hans-Jürgen Fiege (Alemanha), Reinhilde Lima (Áustria), Monika da Silva-Marte (Suíça).
LEVEL UP YOUR LIFE. Direção: Oliver Paulus, Stefan Hillebrand. Suiça/Alemanha, 2018. 88 Min. Legendado em PT.
10/04/2019 das 14h00 ás 16h00
Sala Interarte

FESTA: PREMIAÇÃO | TOMBOLA | BUFÊ.
10/04/2019 das 16h00 ás 18h00
Sala Interarte